frygiuh

2344 palavras 10 páginas
Uma selecção dos melhores contos fantásticos de Edgar Allan Poe (1809-1849). Inclui os clássicos A queda da casa de Usher, O coração revelador ou O barril de Amontillado. E.A. é um grande escritor norte-americano, poeta admirado, narrador admirável de histórias em que o sobrenatural e o mistério têm sempre lugar. É por muitos considerado não só um mestre do fantástico como o inventor do conto policial moderno, criador dos antepassados de Sherlock Holmes, Poirot e tantos outros detectives conhecidos pelos seus poderes de observação e dedução. Celebra-se este ano o segundo centenário do seu nascimento, assinalado no mundo inteiro.
Edgar Allan Poe é considerado como sendo um dos percursores da literatura de ficção cientifíca e fantástica modernas. A sua escrita varia em género: poesia e prosa—romance/ policial. Foi ainda, a par com a sua actividade de escritor, crítico literário e editor.

-O Poço e o Pêndulo
O narrador conta que o julgamento onde se encontrava tinha durado muito tempo e as últimas palavras que ouviu foram a sua sentença, a sentença de morte, depois disso desmaiou. Quando recuperou os sentidos a primeira coisa de que teve a consciência era que continuava vivo, em seguida queria tentar saber onde estava mas ao mesmo tempo sentia medo do que poderia encontrar. Por dim olhou, estava rodeado pela escuridão da noite.
Levantou-se, estendeu os braços para tentar encontrar algo, conseguiu sentir uma parede. Foi andando ao longo dela mas de nada serviu porque não sabia por onde andava e se teria chegado ao ponto de partida.
Decidiu rasgar parte da bainha da roupa, para que assim pudesse saber quando tivesse chegado ao ponto de partida mas acabou por tropeçar e cair. Quando acordou tinha ao seu lado pão e uma caneca com água, que sem saber de onde veio comeu e bebeu. Depois continuou a sua exploração, e finalmente chegou ao pedaço de tecido. Afastou-se da parede em direcção ao meio da sala mas a bainha prendeu-se entre as pernas, fazendo-o tropeçar e

Relacionados