Froebel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é conhecer e entender melhor um dos percussores da Educação Infantil, e sua metodologia pedagógica.

A pesquisa visa também, apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas nocampo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, quetem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.

Pretendemos através deste estudo Compreender a importância do seu método para o avanço da pedagogia, valorizando suas idéias e pensamentos.

Todo educador deve perceber a importância da contribuição de Friedrich Froebel na educação, isso fortalece opensamento de que formar um cidadão não é apenas ensinar a ler e escrever. É sim, permitir condições adequadas para que a aprendizagem ocorra, dando meios e atributos em que o aluno se desenvolva tanto pela contribuição do professor mediador ou pela sua própria experiência

Em toda sua metodologia, Fröebel deixa claro que é por meio da arte – canto, poesia, desenho, pintura, escultura – que ohomem, desde a mais tenra idade tenta expressar-se. Sendo assim, ele faz parte de todas as culturas, devendo ser cultivada, pois a criança ao chegar à maturidade, mesmo não sendo um artista, poderá ser um contemplador da arte e do belo.

Toda essa contribuição fez de Fröebel o primeiro pedagogo da Educação Infantil, o primeiro a romper com a educação verbal e tradicionalista de suaépoca. Ele propôs uma educação voltada à sensibilidade, baseada na utilização dos jogos e materiais didáticos, que deveriam traduzir por si a crença em uma educação que atendesse a natureza infantil.

Diante deste contexto, o trabalho desenvolvido por Froebel acaba colaborando para o surgimento de uma nova e importante etapa, pois a criança pode desenvolver seu pensamento abstratobrincando e, assim, a construção do abstrato vai sendo elaborada gradativamente por meio de jogo.

2. DESENVOLVIMENTO

Friedrich Froebel era Alemão viveu nos anos de (1782-1852), suas idéias é destaque no cenário educacional moderno. Froebel foi um dos primeiros educadores a considerar a etapa da infância como sendo de importância decisiva na formação das pessoas. Ele achava que nainfância o ser ainda não era corrompido pelo convívio social e por isso era possível a partir daí tornar os homens melhores e com maior igualdade.

Foi o criador dos jardins de infância (Kindergarten), em alemão, kind significa criança e garten significa jardim destinado aos menores de oito anos, o nome “jardim de infância” se relaciona a um princípio dele juntamente com outros pensadores de seutempo, de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de forma saudável.

Defendia um ensino sem obrigações, pois o aprendizado depende do interesse de cada um e se faz por meio da prática.

Duas tendências históricas são essenciais para a compreensão da obra de Froebel. Uma é a valorização da infância que passou, entre osséculos 18 e 19, a ser encarada como uma fase da vida com particularidades bem marcantes e com duração longa (é dessa época também o surgimento do conceito de adolescência). Havia pouco tempo, era comum meninos europeus de sete anos entrarem para as Forças Armadas. Cerca de um século antes do nascimento de Froebel, tamanha era a mortalidade infantil que a infância não passava de um período de...
tracking img