Froebel e pestalozzi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇOES E PRATICAS
DOCENTE: ANA MARIA ORLANDINA TANCREDI CARVALHO




Discente: Uany Caroline Almeida da Silva
Turma: PED 211

Friedrich Wilhelm August Froebel

Biografia:
Friedrich Wilhelm August Froebel nasceuem Oberweißbach, sudoeste da Prússia, na Alemanha, nasceu em 21 de abril de 1782. Filho do pastor protestante Johann Jakob Froebel e de Eleanore Hoffmann, se tornou órfão por parte de mãe aos nove meses de vida, permanecendo sobre cuidado de seus irmãos mais velhos e de seu pai, tendo uma infância solitária Froebel empenhou-se em aprender matemática, linguagem e explorar a natureza. Mudou-se para Stadtilm, ondefez a escola primária, sob a proteção de um tio materno.
Aos quinze anos de idade, trabalhou como aprendiz de um guarda florestal, momento em que começou a ter interesse pela natureza, cursou Filosofia e dedicou-se ao estudo da Arquitetura, Ciências Naturais e Mineralogia. Entre 1803 e 1805 trabalhou na área da agrimensura e arquitetura, após esse período lecionou aulas de desenho em uma escolanormal, onde reconheceu sua vocação no trabalho pedagógico. De volta à Alemanha, estudou nas universidades de Göttingen e Berlim e começou a desenvolver suas teorias, que tinham como elementos fundamentais os jogos e as atividades livres.
Froebel ao retornar em 1816 a sua à terra natal, dedicou-se à educação de seus sobrinhos. Na cidade alemã de Griesheim, funda o “Instituto Educativo”,aplicado à verdade, dois anos após a fundação da escola, foi transferida para Keilhau, onde pôs em prática suas teorias pedagógicas.
Foi o fundador do primeiro Jardim de Infância, fundou sua primeira escola em 1816, na cidade alemã de Griesheim. Em 1826, publicou seu livro mais importante, A Educação do Homem.
Principais contribuições para a educação das crianças.

Friedrich Froebel foi um dosprimeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas. Froebel viveu em uma época de mudança de concepções sobre as crianças e esteve à frente desse processo na área pedagógica, como fundador dos jardins-de-infância, destinado aos menores de 8 anos. Principio que Froebel compartilhava: o de que a criança é como uma planta em sua fase deformação, exigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável.
As técnicas utilizadas até hoje em Educação Infantil devem muito a Froebel. Para ele, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não é apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. Com base na observação das atividades dos pequenos com jogose brinquedos, Froebel foi um dos primeiros pedagogos a falar em auto-educação.
Por meio de brinquedos que desenvolveu depois de analisar crianças de diferentes idades, Froebel previu uma educação que ao mesmo tempo permite o treino de habilidades que elas já possuem e o surgimento de novas. Dessa forma seria possível aos alunos exteriorizar seu mundo interno e interiorizar as novidades vindas defora.
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança - e essa idéia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveitoeducativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o...
tracking img