Frigorifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2955 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Técnica São Francisco
Curso Técnico de Segurança do Trabalho
Prof: Rosiane Boniatti

Processo de abate de aves




Agosto 2011

1-Introdução

O comércio mundial da carne de frango movimenta economias de vários paísessendo um o Oriente Médio, a Ásia, a União Européia, a Rússia, a África e o Mercosul. Assim a produção de carne de frango ganha destaque no mercado global de alimento, o qual está se tornando mais exigente. Alimentar-se no século XXI tornou-se um constante desafio. As crises ecológicas, a gripe aviária, bem como a incógnita da segurança alimentar, tem causado grande preocupação na população, sobrecomo se alimentar de uma maneira equilibrada, saudável, na qual as principais fontes calóricas, energéticas, vitamínicas e protéicas sejam contempladas, no entanto, atentando para aspectos de sabor.

2- Objetivo
Conhecer o processamento de aves no frigorífico e descreve todas as atividades realizadas nos diversos setores relatando especificamente uma a uma.

3- O Frigorífico
O frigorífico(unidade industrial ou abatedouro), onde se origina o produto final o frango resfriado, congelado, inteiro e em cortes/pedaços. É composto na sua maioria por várias seções no processo produtivo.

5- Apanhe de aves
O abate de aves é feito de acordo com um programa, distribuído pelo fomento, onde são dadas todas as informações necessárias sobre o integrado como: tamanho do aviário,quantidade de frango existente no aviário e a quantidade de carga .Também é dado quantidade de frangos por gaiolas variando de 6 a 10.O programa de abate também é feito com base na velocidade da linha de abate ,que é em media de 10.000 frangos por hora.

6-Transporte
O transporte é feito por caminhões (como mostra a figura 1).

Figura 1. transporte
A CRP (Controle de recepção epesagem) que é distribuída aos motoristas contem todos os dados com o horário de saída ,hora de apanhe e também a hora de retorno ,sendo que horário de saída deve ser seguido pelos motoristas ,pois se o apanhe for antecipado ou atrasado pode dar problemas no frango como resíduos de ração no papo.
O caminhão é pesado na saída (peso bruto ) e também no retorno ,onde a balançaautomaticamente da o peso líquido ou seja só o peso do frangos.
Após ser pesado, o caminhão segue para um galpão onde permanece por 30 minutos, e tem por objetivo deixar o frango descansar, evitando o frango ser abatido com stress.

7-Recepção e Espera
Ao chegar, a carga é pesada na portaria do abatedouro, recebe uma
ducha com água sob a temperatura ambiente por aproximadamente dez minutos,
emperíodo de clima quente e, em seguida é descarregada manualmente ou
mecanicamente em plataforma de recepção dotada de ventilação natural ou artificial.

8-Desembarque
Aproxima-se manualmente s gaiolas até as elevatórias, onde são colocadas uniformemente uma a uma na esteira que leva as gaiolas até a pendura. (como mostra a figura 2). Este processo deve ser feito com cuidado para ao machucaros frangos.

Figura . Desembarque

9- Pendura e sangria
A matéria prima do setor de pendura são as aves vivas recebidas para abate.

9.1 Divisões das tarefas
9.1 Pendura
Esse trabalho tem como objetivo abastecer as linhas de sangria com frangos. As gaiolas são abertas, de onde o frango é retirado com uma das mãos, colocando os joelhos entre os dedos evitando pressionar as coxas. Asgaiolas vazias seguem para a máquina de lavagem. (como mostra a figura 3).


Figura . Pendura

9.2 Insensibilizador
É feita a insensibilização do frango após a pendura, onde o frango passa com a cabeça dentro da água e recebe um choque elétrico de 15volts, por 7 segundo. Sua finalidade é de atordoar o frango para que o mesmo não fique debatendo-se, surgindo assim problemas como...
tracking img