Friedrich wohler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1131 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Embu, 04 de Março de 2013.

Friedrich Wöhler

Introdução

A síntese da ureia foi realizada pelo químico Friedrich Wöhler. Ela provou que matérias orgânicas podem sim ser sintetizadas em laboratório, não apenas por seres vivos desbancando a teoria da força vital. Veja mais no trabalho a seguir.

Índice
1.Desenvolvimento.................................................................................................04
2.1 Friedrich Wöhler......................................................................................04
2.2 Principais obras........................................................................................04
2.3 Síntese da ureia........................................................................................04
2.4Curiosidades: teoria da força vital...........................................................05
2. Conclusão............................................................................................................07
3. Referencias bibliográficas.................................................................................08

Friedrich Wöhler

Friedrich Wöhler foi um pedagogo equímico alemão. Nasceu em Eschersheim/Frankfurt no dia 31 de julho de 1800.
Apesar de ter estudado em Heidelberg, interessou-se pela química mudando-se para Estocolmo para estudar com o químico sueco Berzelius. Em 1836 foi professor de química da Universidade de Göttingen.
Precursor no campo da química orgânica, Wöhler é famoso por sua síntese do composto orgânico ureia. Mediante sua contribuição sedemonstrou, ao contrário do pensamento científico da época, que um produto dos processos vitais (orgânico) pode ser obtido em laboratório a partir de matéria inorgânica. Também levou a cabo investigações importantes sobre o ácido úrico e o azeite de amêndoas amargas em colaboração com o químico alemão Justus von Liebig.
Além disso, isolou dois elementos químicos: o alumínio e o berílio. Descobriuo carbeto de cálcio e a partir deste obteve o acetileno. Também desenvolveu o método para preparar o fósforo, que se utiliza até hoje.
Escreveu vários livros de química orgânica e inorgânica. Wöhler faleceu em Göttingen, em 23 de setembro de 1882. Está sepultado no Stadtfriedhof de Göttingen.

* Principais obras:
* Lehrbuch der Chemie, Dresden, 1825, 4 vols.
* Grundriss derAnorganischen Chemie, Berlin, 1830.
* Grundriss der Organischen Chemie, Berlin, 1840.
* Praktische Übungen der Chemischen Analyse, Berlin, 1854.

* Síntese da ureia
A ureia é, na realidade, uma diamida do ácido carbônico, pois ela possui dois grupos NH2 ligados a um radical acila, e seu nome oficial é diaminometanal.

Sua função principal é a biológica, pois ela é um dos produtos finaisdo metabolismo de proteína dos animais superiores, sendo eliminada pela urina. Por meio de várias reações em nosso metabolismo, conhecidas como ciclo da ureia, o nitrogênio indesejável presente nas proteínas ingeridas em nossa dieta diária é então convertido nessa forma de amida, sendo posteriormente eliminado.
Mas a ureia pode também ser sintetizada em laboratório; inclusive, ela foi o primeirocomposto orgânico a ser sintetizado. Isso ocorreu em 1828, pelo médico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882). Na realidade, ele esperava preparar cianeto de amônio (NH4OCN(s)) por meio de uma reação de cianeto de prata com cloreto de amônio. No entanto, depois de obter o cianato de amônio, ele notou que seu aquecimento originava cristais brancos, que ele reconheceu como sendo a ureia extraída daurina.

Essa descoberta foi realmente marcante, pois provou que a “Teoria da Força Vital” ou “Teoria do Vitalismo” estava errada, uma vez que essa teoria dizia que os compostos orgânicos não podiam ser produzidos em laboratório, mas somente em organismos vivos, animais e vegetais. Daí a origem do termo “orgânico”, que vem de organismo. A síntese da ureia é considerada o marco inicial da Química...
tracking img