Friedrich wilhelm nietzsche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Friedrich Wilhelm Nietzsche


Nasceu numa família luterana em 15 de outubro de 1844, filho de Karl Ludwig, seus dois avós eram pastores protestantes; o próprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor. Entretanto, Nietzsche rejeita a "fé" durante sua adolescência, e os seus estudos de filosofia afastam-no da carreira teológica.
Muitos estudiosos da época tentaram localizaros momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas (Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua própria maneira de minimizar os efeitos da sua doença).
No ano de 1889, Nietzsche atingiu em sua vida psíquica fortes crises de loucura, vindo a falecer em 25 de Agosto de 1900 na cidade de Weimar.



Nietzsche e a liberdade



A singularinterpretação nietzschiana da liberdade afasta dos discursos metafísicos e religiosos, que opõem o homem e mundo, arbítrio e necessidade. Sob este ângulo, o homem só pode ser realmente livre ao integrar-se voluntariamente aos impulsos típicos da terra. Ele atinge o âmago da liberdade ao afirmar o universo em sua totalidade, ao aceitar reverencialmente a necessidade. Na celebração do eterno retorno de todasas coisas, na adesão ao jogo dionisíaco do mundo, ele viverá uma existência plenamente criativa - uma existência artística -, gerando, sem cessar, novos valores.
Para Nietzsche a concepção de liberdade, mostra o quanto ela se afasta radicalmente da concepção moral e como se aproxima da criação e da arte, uma vez que tal concepção estaria fundamentada na autonomia do homem, criadorincessante de valores. 
De acordo com essa perspectiva positiva, o livre-arbítrio humano é criador, ou seja, o ser humano teria a capacidade de fixar continuamente novos valores, desfazendo e refazendo avaliações.
Portanto, para além do bem e do mal estabelecidos pela moral e pela
religião, tal como um artista, o homem criador estaria no devir de construir e destruir formas, avaliações, valores,estabelecendo novas interpretações, e nessa "arte de viver" ele próprio se constituiria.
Para Nietzsche o homem é individualidade irredutível, à qual os limites e imposições de uma razão que tolhe a vida permanecem estranhos a ela mesma, à semelhança de máscaras de que pode e deve libertar-se. Em Nietzsche, diferentemente de Kant, o mundo não tem ordem, estrutura, forma e inteligência.Nele as coisas "dançam nos pés do acaso" e somente a arte pode transfigurar a desordem do mundo em beleza e fazer aceitável tudo aquilo que há de problemático e terrível na vida.
Na obra nietzschiana, a proclamação de uma nova moral contrapõe-se radicalmente ao anúncio utópico de uma nova humanidade, livre pelo imperativo categórico, como esperançosamente acreditava Kant. Para Nietzsche aliberdade não é mais que a aceitação consciente de um destino necessitante. O homem libertado de qualquer vínculo, senhor de si mesmo e dos outros, o homem desprezador de qualquer verdade estabelecida ou por estabelecer e estar apto para se exprimir a vida, em todos os seus atos - era este não apenas o ideal apontado por Nietzsche para o futuro, mas a realidade que ele mesmo tentava personificar.Aqui, necessário se faz perceber que, ao que superficialmente se parece, Nietzsche cria e cai em seu próprio Imperativo Categórico, por certo, imperativo este baseado na completa liberdade do ser e ausência de normas. Porém, a liberdade de Nietzsche está entre a aceitação consciente (livre-escolha) de um objetivo moral superior (que transcende a racionalidade do ser humano) e a matéria, a razãomaterial Kantiana. Portanto, a realidade está na escolha consciente entre a moral superior (instinto, vontade do coração) e a moral racional (somatório de valores criados pelo homem). O que reside não nas palavras, mas nos sentimentos (amor, música, etc.)
Em Nietzsche encontra-se uma filosofia antiteorética à procura de um novo filosofar de caráter libertário, superando as formas...
tracking img