Friedrich wilhelm nietzsche: historia biografia e legado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE:
Historia Biografia e Legado














São Luis/MA
2013

SUMÁRIO




1. APRESENTAÇÃO 04
2. INTRODUÇÃO 05
2.1 Biografia 05
3. DESENVOLVIMENTO 07
3.1 O Contexto de sua Filosofia 07
3.2 Tresvaloração de Valores 09
3.3 Ideias 10
3.4 Obras 12
3.5 Manuscritos publicados posteriormente 16
3.6 Obra Assim falou Zaratustra (Also sprachZarathustra) 17
3.7 Referências Nietzschianas 20
4. CONCLUSÃO 23
REFERÊNCIAS 24




1.
APRESENTAÇÃO









2. INTRODUÇÃO

2.1 Biografia

Friedrich Wilhelm Nietzschenasceu em 15 de Outubro de 1844e falesceu em25 de Agosto de 1900, foi um influente filósofoalemão do século XIX.
Nasceu numa família luterana, filho de Karl Ludwig, seus dois avós eram pastores protestantes. Opróprio Nietzsche pensou em seguir a carreira de pastor, entretanto, rejeitou a crença religiosa durante sua adolescência e o seu contato com a filosofia afastou-o da carreira teológica.
Iniciou seus estudos no semestre de Inverno de 1864-1865 na Universidade de Bonn em Filologia clássica e Teologia evangélica. Em Bonn, participou da Burschenschaft Frankonia, que acabou abandonando em razão deatrapalhar seus estudos. Transfere-se, depois, para Universidade de Leipzig, mas isso se deve, acima de tudo, à transferência do Prof.Friedrich Wilhelm Ritschl (figura paterna para Nietzsche) para essa Universidade. Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer (O Mundo como Vontade e Representação, 1820) vai constituir as premissas da sua vocação filosófica.
Alunobrilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche é nomeado aos 24 anos professor de Filologia na universidade de Basileia. Adota, então, a nacionalidade suíça. Desenvolve durante dez anos a sua acuidade filosófica no contacto com o pensamento grego antigo, com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles. Durante os seus anos de ensino, torna-se amigo de JacobBurckhardt e Richard Wagner. Em 1870, compromete-se como voluntário (médico) na guerra franco-prussiana. A experiência da violência e o sofrimento chocam-no profundamente.
Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar o posto de professor. Sua voz, inaudível, afasta os alunos. Começa então uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza,Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria…):
"Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos senão no meio dos livros - o nosso hábito é pensar ao ar livre, andando, saltando, escalando, dançando (… )."

Em 1882 ele encontra Paul Rée e Lou Andreas-Salomé, a quem pede em casamento. Ela recusa, após ter-lhe feito esperar sentimentos recíprocos. No mesmo ano, começa a escrever o Assim Falou Zaratustra,quando de uma estada em Nice.
Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durando até a sua morte, coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã.
No início desta loucura, Nietzsche encarna alternativamente as figuras de Dionísio e Cristo, expressa em bizarras cartas, afundando depois em umsilêncio quase completo até a sua morte.
Uma lenda dizia que contraiu sífilis. Estudos recentes se inclinam antes para um cancro no cérebro, que eventualmente pode ter origem sifilítica. Após sua morte, sua irmã, Elisabeth Förster-Nietzsche e Peter Gast, dileto amigo do filósofo, segundo um plano de Nietzsche, datado de 17 de março de 1887, efetuaram uma coletânea de fragmentos póstumos para compor aobra conhecida como Vontade de Poder. Essa obra foi, amiúde, acusada de ser uma deturpação nazista; tal afirmação mostrou-se inverídica, frente às comparações com a edição crítica alemã, como denotaram os tradutores da nova tradução para o português, e especialmente o filósofo Gilvan Fogel, que afirmou que é preciso que se enfatize: os textos são autênticos. Todos são da cunhagem, da lavra de...
tracking img