Friedrich solomom perls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho solicitado foi descrever parte da vida pessoal e profissional de um dos contemporâneos de Freud e um dos criadores da Gestalt- terapia, teoria onde prioriza o estudo do todo em relação as suas partes. Demonstrar com base nos principais conceitos teóricos de Perls, que diferente da psicologia Freudiana, ignorava uma investigação do passado como sendo maisimportante ao tratamento. Perls era objetivo e preocupava-se, sobretudo, em como o paciente se relaciona com a neurose, não apenas relacionava o motivo com a causa, e a causa com o motivo. Narrava impossível tratar mente e corpo de forma separada.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1. BIOGRAFIA



Friedrich Salomom Perls nasceu em Berlim, num gueto, em oito de julho de 1893. Era o irmão de duasmeninas. Pais judeus de classe média baixa. Sua adolescência foi marcada por brigas familiares e expulsões da escola, sua personalidade foi descrita por ele mesmo em sua autobiografia por “Ovelha Negra da família”.
Não tendo servido o exército, alistou-se à Cruz Vermelha com 22 anos de idade em 1915. Em 1920 termina seus estudos e obtêm o diploma de Medicina na Universidade de Berlim. Tendo atuado naprimeira guerra mundial como médico estagiário e retornado à Berlim inicio suas teorias, na Sociedade dos Boêmios, acerca da Gestalt-terapia. Em 1926, quando atuou em um departamento de cirurgia cerebral de soldados, enfatizou a ideia de estudar o organismo em sua totalidade e não em partes separadas. Levanta a possibilidade de virar analista.
Em 1927, depois de ter sido analisado pelos principaisiniciantes na psicanálise de seu tempo, como Wilhelm Reich, Karen Horney, Otto Fenichel, entre outros, seis anos à frente, partiu para África do Sul, onde criou o Instituto Sul-Africano de Psicanálise. Almejando encontrar-se com Freud volta à Alemanha em 1936 para mostrar-lhe seu trabalho sobre seus conceitos psicanalíticos, mas o encontro foi um fracasso.
Muitos anos mais tarde, em 1946, com53 anos de idade quando já tinha negado ou confrontado parte do ideário de Freud decide abandonar a psicanálise e morar nos Estados Unidos prosseguindo com o desenvolvimento da Gestalt-terapia, fundando mais um Instituto de Terapia Gestalt, o primeiro de Nova Iorque. Fritz, como também era conhecido, chegou a montar workshops, na Califórnia, já nos anos sessenta, mas morreu em Vancouver no Canadá,de Câncer de Pâncreas.

3. PRINCIPAIS CONCEITOS TEÓRICOS


3.1. Organismo como um todo



Esta visão do organismo em sua totalidade é o cerne da construção do conceito da teoria de Fritz. Ele acreditava que todo organismo é único, funciona de forma unificada, não segregava a mente do corpo, a atividade física da mental, reunia basicamente a ideia de que dividindo em partes um todoqualquer não se podia chegar a nenhuma conclusão sobre o todo. Pois esse se transformará em algo absolutamente novo.
Nesta linha de pensamento Fritz relata não existir um funcionamento básico do organismo, um fato isolado de comportamento, por exemplo: como fala, agi, se relaciona, transmite mais informações do que ele pensa ou relata.
Perls também relaciona o indivíduo com o meio ambiente edescreve como sendo um limite saudável para uma convivência harmônica o afastamento do meio e posterior contato, assumindo assim uma relação de equilíbrio. Funções neurológicas essas, de contato e afastamento, encontrados no neurótico de forma confusa.
Fritz simplificou as prioridades do comportamento humano criando uma hierarquia de necessidades, verificando que se sobressaem certa necessidades e queestas são satisfeitas, primeiramente que outras, por ser própria da personalidade total.
Assim sendo, os neuróticos são privados muitas vezes de identificar quais são suas prioridades dominantes, e também perde a capacidade de relacionar-se com o meio causando um natural afastamento pelo fato de não processar relação integrada, nem com o meio, nem com outro indivíduo.


3.2. Ênfase no...
tracking img