Friedrich Frobel por Helmut Heiland resumo

2674 palavras 11 páginas
Friedrich Fröbel
Helmut Heiland
O Livro inicia expondo fatos da vida de Friedrich Fröbel, aqui no resumo não tratarei do assunto, pois este já foi exposto pelo professor José Lino, em sala de aula, então passarei a exposição aos textos selecionados do livro Friedrich Fröbel por Helmut Heiland.
A educação do homem fala de uma proposta de pedagogia escolar, onde toda pratica educativa, seja ela escolar ou familiar, esta fundamentada em uma filosofia religiosa e espiritual. A educação familiar é a base da pedagogia de Fröbel, para ele a educação acontece de maneira natural, assim como na natureza, um exemplo disto é a relação natural entre mãe e filho.
Deus o divino, esta em todas as coisas na natureza, inclusive nos homens e assim sendo a educação não pode ser apenas transmissão de conhecimento verbal, é preciso haver um aprendizado pratico e este vem da própria vida, por exemplo, o trabalho, atividades em família, afazeres domésticos, entre outras coisas são atividades que nos possibilitam ensinar as crianças, o trabalho é algo que deveria estar desde cedo inserido na educação das crianças. A formação do homem é concebida na relação com o grupo: família, professor e colegas.
O meio pelo qual o homem pode evoluir, buscar aperfeiçoamento é através da exteriorização do divino, caminhando em direção a uma unicidade, materializando intuições e vivencias e exteriorizando o seu próprio crescimento.

Fröbel e as três fases do desenvolvimento infantil:
Ele não acredita em uma rigorosidade das etapas do desenvolvimento, porém faz uma divisão mais geral, mas esta não é algo definido, podendo variar de acordo com o desenvolvimento pessoal de cada um.
A primeira etapa representa os primeiros contatos do bebe com o mundo, corresponde a primeira infância, a segunda etapa é chamada de infância, é quando o ‘menino’ começa a diferenciar-se e identificar o mundo que o cerca, a família é o ponto chave da educação, para educar basta que olhem , que observem e a criança mesmo

Relacionados

  • Jogos como ferramenta para inclusão na educação infantil
    4194 palavras | 17 páginas