Friedrich enghels

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO

Transformações sociais começam a despontar desde a Renascença, que veio a se chamar Medievo. Mudanças na organização politica e jurídica e nos modos de produzir e comerciar gerando conflitos ideológicos e políticos.
O avanço do capitalismo na Europa Ocidental foi desestruturado. A dinâmica do desenvolvimento capitalista e as novas forças sociais poreles engendradas provocam o enfraquecimento ou desaparecimento da aristocracia e campesinato e das instituições feudais. A partir do século 18 com a primeira revolução industrial, o nascimento do proletariado grandes centros industriais se multiplicavam em ritmo acelerado provocando o êxodo de milhares de famílias.
As cidades crescem desordenadamente, acenando todas as formas de maior liberdade,melhores ganhos embora isso não acontecesse. Nesse carregado ambiente a pobreza atingia os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora das decisões politicas e sociais. Problemas com as condições de trabalho eram assustadores para os padrões atuais.
Mudanças também ocorreram, em distintos graus na instituição familiar, tais como o controle de propriedade por parte dasmulheres, a relativa autonomia dos filhos, a abolição do direito de primogenitura houve avanço significativos. A industrialização modificou a percepção do tempo, ajustados a ritmos naturais e costumes. Isso obriga o empresário a um registro mais preciso do tempo na vida social. O esforço para entender as causas e os prováveis desenvolvimentos das novas relações sociais motivou a reflexão que veioa cristalizar-se na Sociologia.
ANTECEDENTES INTELECTUAIS DA SOCIOLOGIA

Pelo menos ate o século 18, o campo de conhecimento era como na antiguidade clássica. Algumas das ideias que configuram as ciências sociais modernas são concomitantes aos processos de ordem socioeconômica, a crença que a razão é capaz de captar a dinâmica do mundo, além dos impactos provocados pela revolução industrial e afrancesa.
O filosofo politico Montesquieu, tendo lançado a mão do conhecimento histórico e empírico para fundar seus argumentos, distanciando-se do raciocínio dedutivo e hipotético da época, talvez a mais importante seja que as relações necessárias se derivam da natureza das coisas. E na medida em geral que a lei é um principio da razão, atendendo as particularidades do clima, da geografia, daraça e do costume de cada povo.
Com a formação da sociedade e das leis e o surgimento de governantes, os seres humanos perdem a liberdade e os direitos naturais, assim eles fazem parte de um rebanho chamado sociedade onde a vida civil e a dependência mutuas criam entre as classes laços de servidão, por esses males constituem o efeito da propriedade privada.
O movimento iluminista utilizando-se darazão levou a um grande interesse por parte de setores da sociedade na divulgação de conhecimentos científicos e práticos. E foram eles os maiores pelas maiores evoluções e descobertas da época preparando para os trabalhos dos séculos seguintes. Uma mostra da vitalidade dessa época encontra-se na série de inventos revolucionários, na esteira desse processo, o comercio internacional seintensificou, o novo modo de produzir instalava-se, jogando por terra sociedade feudal, e suas instituições.
PRIMEIRAS SOCIOLOGIAS: ORDEM,CAOS,CONTRADIÇÕES E EVOLUÇÃO

Entre os principais representantes estão Joseph de Maistre e Louis de Bonald eles ansiavam por uma sociedade estável, hierarquizada, fundados em valores familiares, religiosos e comunitários, ambos destruídos pelo novo modo de produção, epela urbanização descontrolada, traduziram-se em criticas a própria modernidade de que era fruto o homem alienado, desprovido de virtudes morais e espirituais. Paralelamente a essa rejeição ao moderno, tal corrente glorificava a tradição.
A teoria avançada de Henry de Rouvroy e Saint-Simon um dos fundamentos era precisamente a existência de classes sociais dotados de interesses conflitantes....
tracking img