Friedman

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FRIEDMANN, Adriana - Brincar: crescer e aprender. O resgate do jogo infantil


A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas – considerando-se como lúdicas as brincadeiras, os jogos, a música, a arte, a expressão corporal, ou seja, atividadesque mantenham a espontaneidade das crianças.

“As brincadeiras são linguagens não verbais, nas quais a criança expressa e passa mensagens, mostrando como ela interpreta e enxerga o mundo”

O professor, de maneira geral, não está preparado para lidar com a presença das brincadeiras dentro da escola.   Para a autora deste artigo diz que neste momento, o  processo de formação do educador nãooferece uma orientação pedagógica para essa consciência de que a criança precisa se colocar no mundo através da linguagem dela. “A criança fala de forma mais espontânea, enquanto o professor tem muito medo de perder o controle. Ele acha que se não ensinar algo específico, não
controlará os estudantes. Mas as atividades lúdicas revelam e apoiam o desenvolvimento do aluno.

O professor precisatomar conhecimento disso e não exercer uma pressão que ignore a fase do faz-de-conta, do brincar e dançar.


Jogo e brincadeira

Brincadeira- refere-se à ação do brincar, ao comportamento espontâneo que resulta de uma atividade não estruturada.

Jogo- é compreendido como uma brincadeira que envolve regras;

Brinquedo- é utilizado para designar o sentido de objeto de brincar;

AtividadeLúdica- abrange, de forma mais ampla os conceitos anteriores;

Quando pensamos em atividade lúdica, devemos levar em consideração:

• O tempo e o espaço de brincar: cada vez mais escasso, dentro e fora da escola. A TV ocupa um intervalo significativo, que deixa de ser dedicado a atividade lúdica, mas é uma fonte de informações e estímulos ricos que a criança processa. Deve ser “dosado”dentro do tempo de brincar. Em relação ao espaço houve um recuo, pois na rua se tornou perigoso, e as casas tem espaço reduzido, nos restam espaços de lazer nos condomínios e pátios das escolas. A criança transforma esses espaços para adaptá-los as suas brincadeiras.

• A relação entre meios e fins: o jogo é um meio para atingir determinados objetivos ou tem um fim em si mesmo? O jogo pode serútil para estimular o desenvolvimento integral da criança e trabalhar conteúdos curriculares.

• Os parceiros do jogo: A criança brinca sozinha, com outros companheiros, os objetos e brinquedos tomam vida, brinca também com palavras, sons, com seu próprio corpo ou com o espaço. É nas interações estabelecidas com as outras pessoas que o jogo acontece e assume características únicas.

•Os objetos do jogo: A imaginação e a fantasia são extremamente férteis, e chegar a criações incríveis de objetos de brincar, brinquedos de sucata, pano, madeira, etc. Não podemos deixar de pensar no contexto em que estão inseridos: familiar, tecnológico, educacional ou mercadológico, não esquecendo as normas de segurança e indicação de faixa etária.









• As ações do sujeito:físicas e ou mentais: A ação (e a reação) da criança durante o jogo é o “ingrediente” básico para que a brincadeira aconteça. A passividade ( física ou mental) não vai ao encontro da ideia de jogo nem de desenvolvimento.


Brincar é mais importante até do que jogar, garante Adriana. “O jogo é mais estruturado, possui regras, limites, quadra, peças, tabuleiro.” Ela explica que,para as crianças, ojogo precisaria ser mais
espontâneo e físico. As propostas para utilização das brincadeiras e jogos na escola precisam ser adequadas às faixas etárias e às séries dos alunos. “O bebê brinca e se apropria do mundo através dos sentidos dele. Com o olfato, o tato, audição, paladar e visão ele apreende o que acontece no mundo. Depois, quando a criança começa a se expressar pela fala, inicia-se o...
tracking img