Friederich wölher

359 palavras 2 páginas
Escola de Educação Básica Miguel Couto Aluna: Ana Paula Milan Série: 3º ano 02 Disciplina: Química Professora: Francieli Data: 19/09/2011

Trabalho de Química sobre Friederich Wölher

Schroeder, 18 de setembro de 2011.

Introdução

Friedrich Wöhler foi um químico Alemão famoso por sintetizar a uréia a partir do cianato de amônio em 1928.

Friedrich Wöhler

Friedrich Wöhler (31 de julho de 1800, Eschersheim/Frankfurt am Main - 23 de setembro de 1882, Göttingen) foi um pedagogo e químico alemão. Apesar de ter estudado em Heidelberg, interessou-se pela química mudando-se para Estocolmo para estudar com o químico sueco Berzelius. Em 1836 foi professor de química da Universidade de Göttingen.
Precursor no campo da química orgânica, Wöhler é famoso por sua síntese do composto orgânico uréia. Mediante sua contribuição se demonstrou, ao contrário do pensamento científico da época, que um produto dos processos vitais ( orgânico ) pode ser obtido em laboratório a partir da matéria inorgânica. Também levou a cabo investigações importantes sobre o ácido úrico e o azeite de amêndoas amargas em colaboração com o químico alemão Justus von Liebig.
Além disso, isolou dois elementos químicos: o alumínio e o berílio. Descobriu o carbeto de cálcio e a partir deste obteve o acetileno. Também desenvolveu o método para preparar o fósforo que segue-se utilizando até hoje.

Obras

Lehrbuch der Chemie, Dresden, 1825, 4 vols. Grundriss der Anorganischen Chemie, Berlin, 1830. Grundriss der Organischen Chemie, Berlin, 1840. Praktische Übungen der Chemischen Analyse, Berlin, 1854.

Conclusão

Friedrich Wöhler foi um dos grandes quimicos da química orgânica por sintetizar a uréia a partir do cianato de amônio e também por outras descobertas, tais como: demonstrou que um produto do processo orgânico pode ser obtido em laboratório a partir da matéria inorgânica. Também levou a cabo investigações importantes sobre o ácido úrico e o azeite

Relacionados