Frieddrich w. august froebel

449 palavras 2 páginas
Frieddrich W. August Froebel ( 1782-1852) idealizou os jardins-de-infância , consolidando a proposta educativa voltada a criança com menos de 6 anos, enfatizando o caráter lúdico e a especificidade da infância, via nos movimentos das crianças uma intencionalidade exploratória que possibilitava o desenvolvimento.
Esses princípios e sua crença determinaram alguns de seus postulados tais como:
▪ o educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;
▪ o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
▪ o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;
▪ o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência.
Suas idéias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.
Trabalhou com Pestalozzi, e embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais. Seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia.
Em 1837 Fröbel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.
Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:
▪ a infância
▪ a meninice
▪ a puberdade
▪ a mocidade
▪ a maturidade
Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e a

Relacionados

  • Autores sobre educação
    2761 palavras | 12 páginas