Frieddrich w. august froebel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Frieddrich W. August Froebel ( 1782-1852) idealizou os jardins-de-infância , consolidando a proposta educativa voltada a criança com menos de 6 anos, enfatizando o caráter lúdico e a especificidadeda infância, via nos movimentos das crianças uma intencionalidade exploratória que possibilitava o desenvolvimento.
Esses princípios e sua crença determinaram alguns de seus postulados tais como:
▪ oeducando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade;
▪ o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade;
▪o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe,orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede;
▪ o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vãodesde que o homem nasce até a adolescência.
Suas idéias reformularam a educação. A essência de sua pedagogia são as idéias de atividade e liberdade.
Trabalhou com Pestalozzi, e embora influenciadopor ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais. Seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, forambanidos da Prússia.
Em 1837 Fröbel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança se expressariaatravés das atividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida.
Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele odesenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas:
▪ a infância
▪ a meninice
▪ a puberdade
▪ a mocidade
▪ a maturidade
Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e a...
tracking img