frida khalu

760 palavras 4 páginas
Frida khalo

Biografia:

Frida Kahlo ( 06 de julho de 1907). Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón ) foi uma pintora mexicana , nasceu na casa dos seus pais, mais conhecida como a casa azul, em Coyoacán (mexico)

Talvez mais conhecida pelos seus auto-retratos . A obra de Kahlo é lembrada pela sua " dor e paixão " , e pela utilização de cores intensas e vibrantes.

Frida foi a terceira de quatro filhas nascidas de um pai húngaro judeu( Guillermo Kahlo) e mãe de ascendência indiana espanhola e mexicana ( Matilde Gonzalez y Calderón,) .

O seu trabalho é celebrado no México como um simblo emblemático da tradição nacional e indígena por feministas que veem a sua representação uma forma intransigente da experiencia feminina.

De Cultura mexicana e ameríndiana( americana e indiana), a sua arte era por vezes caracterizada por ser “ingénua” ou uma arte popular. O seu trabalho também fora descrito como " surrealista " , sendo até em 1938 descrita por André Breton como mulher “bombástica”.

Vida e obra:

Kahlo foi marcada por vários problemas de saúde desde muito cedo. Tais como a poliomielite doença esta que veio a condicionar a sua vida dai para adiante, uma vez que lhe deixou uma grave lesão no pé direito ganhando inclusive o apelido de “frida perna de pau”.

Estas questões são refletidas nas suas obras , sendo que mais de metade dos seus trabalhos são auto-retratos.
Kahlo proferiu : "Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor “

Originalmente esta não tinha em vista tornar se uma artista.
Mas mais tarde,( aos 18 anos), frida khalo sofre de novo um acidente, onde ficou gravemente ferida após um acidente grave no autocarro em que seguia.
Dada a tragédia esta passou mais de um ano acamada, a recuperar de fraturas que lhe afetaram a coluna, clavícula , as costelas, sofrendo tambem lesões no ombro e no pé.
A artista foi submetida a mais de 30 operações na sua vida e foi durante a sua

Relacionados