frida kahlo

Páginas: 2 (481 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Árvore da Esperança
Frida explicita, apesar da agonia das dores, sua fé na cura, ainda que remota. Por anos, espera com angústia, mas espera. Essa esperança traduz-se num verso de uma cançãopreferida que se tornou o seu lema: “Árvore da esperança, mantém-te firme!”. Esse verso, aliás, foi o título de uma tela de 1946, na qual há duas Fridas. Uma delas, sob o sol escaldante, sobre uma maca numdeserto seco e com o solo cheio de rachaduras, está deitada de lado, com os cabelos solta, nua e com um lençol branco que cobre parte de seu corpo, no qual se vêem dois cortes sangrentos de umaoperação na coluna. A outra está no mesmo cenário, só que sob a luz lunar. Sentada na beira da mesma maca, ostentando exuberantemente um vestido vermelho, a outra Frida, saudável e bela, segura umdesnecessário colete de coluna numa das mãos e na outra uma bandeirola em que se lê os versos da canção-título.

Em Árvore da esperança, mantém-te firme (1946), Frida retrata seu infortúnio físico resultado dasvárias intervenções (foram mais de 30 operações, sete delas na coluna) que sofrera ao longo da vida na tentativa de melhorar suas condições de saúde. A noite pintada numa metade da tela alude aosofrimento, e o dia ensolarado, na outra metade, tem a ver com sua expectativa de recuperação.

”Estou quase terminando o quadro que nada mais é que o resultado da tal operação. Estou sentada à beira deum precipício – com o colete em uma das mãos. Atrás estou deitada numa maca de hospital – com o rosto voltado para a paisagem – um tanto das costas está descoberto, onde se vê a cicatriz das facadasque me deram os cirurgiões filhos de sua… recém-casada mamãe.” Sobre a obra ”A Árvore da Esperança”
A Frida deitada na maca, olhando pro sol, que na mitologia asteca se alimenta de sangue humano parasacrifícios. Para ela mais uma cirurgia seria um sacrifício, depois de tantas mal sucedidas, pois a recuperação era dolorosa e demorada, se opõe à a Frida sentada, otimista e forte do lado da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • FRIDA KAHLO
  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida Kahlo
  • Frida kahlo
  • Frida Kahlo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!