frida Kahlo fez Selfie

469 palavras 2 páginas
Frida Kahlo fez selfie - o auto-retrato na História da Arte
Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón, conhecida como Frida Kahlo, nasceu na cidade de Coyoacán, em 6 de julho de 1907. Frida foi uma pintora e uma personagem marcante na cultura do México. Patriota e revolucionária, a pintora foi considerada por alguns como surrealista, por ter participado de uma exposição organizada por André Breton, teórico do surrealismo, em Paris. Frida contestava tal classificação, dizendo que não pintava sonhos, mas sua própria dor e realidade. Além disso, buscava pintar a cultura de seu país em oposição ao sistema imperialista cultural europeu.
Aos seis anos, Kahlo contraiu poliomelite, a primeira de uma série de doenças e complicações que a acompanhariam por toda sua vida, tendo como sequela o pé direito atrofiado e uma perna mais fina que a outra. Aos dezoito anos, sofreu um grave acidente de ônibus, tendo sido perfurada por uma barra de ferro e múltiplas fraturas. Foram necessários meses para sua recuperação e, neste período, com um cavalete adaptado a sua cama, descobre-se pintora e faz seu primeiro auto-retrato. Os auto-retratos representam um terço de toda sua obra, ela os justificava com a frase: “Pinto a mim mesma porque sou sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor”.
Dois anos após o acidente, Frida apresentou o seu trabalho ao famoso pintor Diego Rivera, que conheceu quando freqüentava a Escola Preparatória Nacional. Rivera se encantou não só pelas pinturas, mas também por Frida e, em 21 de agosto de 1929, eles se casaram. Após o casamento, Rivera é convidado para diversos trabalhos nos Estados Unidos, país onde a artista revelou seu talento para o resto do mundo. Apesar de apaixonados, o casamento sempre foi instável, pois Rivera não era fiel à pintora. Em 1935, divorciaram-se, porém, continuaram se relacionamento, praticamente, por toda a vida.
Frida foi a primeira pintora mexicana a expor no Museu do Louvre e, em 1953, um anos antes de sua morte,

Relacionados

  • frida kahlo
    720 palavras | 3 páginas