Frevo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Patrimônio Cultural

Índice

Frevo......................................................

Introdução.........................................................
História do frevo................................................
Tipos de frevo....................................................
Características...................................................
Compositor maisrepresentativo........................

Bossa Nova.................................

Introdução........................................................
História da bossa nova......................................
Características..................................................
Compositores mais representativos..................

Restauro de obras musicais........Introdução........................................................
Suas características..........................................

Bibliografia.................................

Frevo

Introdução

O carnaval é uma data comemorativa bastante popular e comemorada com muita festa em praticamente todo o território brasileiro.Para esta festa, foram criados vários tipos de músicas e também de danças, sendo que seu estilo podevariar de região para região dentro de nosso imenso país. 

História do Frevo

[pic]
Imagens do Livro "Danças Populares Brasileiras”
Foto Rômulo Fialdini · Balé Popular do Recife  carnaval Pernambucano

Em Pernambuco, entre os anos de 1910 e 1911, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado e que é famoso até hoje: o frevo.
O frevo é uma músicagenuinamente pernambucana do fim do século XIX - acredita-se que sua origem vem das bandas de música, dobrados e polcas.
A dança originou-se dos antigos desfiles quando era preciso que alguns capoeiristas fossem à frente, para defender os músicos das multidões, dançando ao ritmo dos dobrados. Assim nascia o Passo. Os dobrados das bandas geraram o Frevo, que foi assim chamado pela primeira vez em12/02/1908, no Jornal Pequeno.
Pode-se dizer que o frevo é uma criação de compositores de música ligeira, especialmente para o carnaval. No decorrer do tempo a música ganhou um gingado inconfundível de passos soltos e acrobáticos. A década de trinta foi um marco para dividir o ritmo em Frevo-de-Rua, Frevo-Canção e Frevo-de-Bloco.
Nos anos 30, com a popularização do ritmo pelas gravações em discoe sua transmissão pelos programas do rádio, convencionou-se dividir o frevo em FREVO-DE-RUA (quando puramente instrumental), FREVO-CANÇÃO, (este derivado da ária, tem uma introdução orquestral e andamento melódico, típico dos frevos de rua) e o FREVO-DE-BLOCO. Este último, executado por orquestra de madeiras e cordas (pau e cordas, como são popularmente conhecidas), é chamado pelos compositoresmais tradicionais de marcha-de-bloco (Edgard Moraes, falecido em 1974), sendo característica dos "Blocos Carnavalescos Mistos" do Recife.

Tipos de frevos

Frevos de blocos
Sua origem está ligada a serenatas promovidas por rapazes animados. Sua orquestra é composta de Pau e Corda. Frevo-de-Bloco famosos: Valores do passado, Evocação número um, Saudade, dentre outros.

Frevos Canção
No fim doséculo passado surgiram melodias bonitas como a marcha número um das Vassourinhas, atualmente convertida no hino oficial do carnaval recifense. É constituído por uma introdução forte de frevo, seguida de canção, concluindo novamente com frevo só que de uma forma mais lenta.
 
Frevo de rua
O frevo-de-rua é composto de uma introdução geralmente de 16 compassos seguindo-se da chamada "resposta",de igual número de compassos, que por sua vez antecede a segunda parte, que nem sempre é uma repetição da introdução. Divide-se o frevo-de-rua, segundo terminologia usada entre músicos e compositores, em frevo-de-abafo (chamado também frevo-de-encontro) onde predominam as notas longas tocadas pelos metais, com a finalidade de diminuir a sonoridade da orquestra do clube rival; frevo-coqueiro,...
tracking img