Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Freud e a Psicanálise
Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856, em Freiberg, Moravia. Aos 4 anos, sua família mudou-se para Viena, devido problemas financeiros.
Sua infância foi humilde, o que obrigou sua família com 8 membros a viver em um apartamento apertado, por ser o primogênito era o único a ter um quarto e lamparina para estudar. Aos 8 anos já lia Shakespeare, seu desempenhoescolar era excelente, o que lhe proporcionava privilégios especiais.
Devido sua origem judaica, ele poderia optar por apenas 2 carreiras profissionais, Medicina e Direito. Ingressando na área de Direito, após uma conferência de Goethe sobre a natureza, trocou-a por Medicina, interessando-se pela área de pesquisas. Influenciado pelos trabalhos de Goethe e Darwin, ingressou na Universidade aos 17anos, devido sua origem e experiências ele era tratado como inferior e estranho, críticas que apenas fortaleceram sua capacidade de suportá-las.
Ainda como estudante, iniciou trabalhando no laboratório fisiológico do Dr. Ernest Brucke, fazendo pesquisas independentes sobre histologia, publicando também artigos sobre anatomia e neurologia. Recebeu seu diploma aos 26 anos e continua seu trabalho nolaboratório, almejando uma vaga na equipe, mas Brucke tinha dois excelentes assistentes, foi quando um professor estimado por Freud o aconselhou a abandonar a carreira teórica. Percebeu que era o melhor a fazer, já que, desejava um cargo melhor remunerado para poder se casar.
Relutante foi trabalhar em uma clínica particular, primeiro como cirurgião, depois como clínico geral, tornando-se médicointerno no principal hospital de Viena. Especializou-se em psiquiatria, obtendo então, posição privilegiada como conferecista da Universidade de Viena. Suas primeiras pesquisas foi com a cocaína, mas devido suas propriedades viciantes resolveu interrompê-las. Apoiado por Brucke, conseguiu uma bolsa e foi trabalhar com Charcot em Paris, onde conheceu o método da hipnose para aliviar os sintomas dahisteria, descobrindo que a histeria era uma doença psíquica e não física. Freud pela sua capacidade recebeu permissão de Charcot para traduzir seus escritos para o alemão.
Retornando para Viena, voltou a clinicar utilizando a sugestão da hipnose para eliminar os distúrbios nervosos. Freud contribuiu significativamente no caso de uma paciente de Breuer, Anna O., que sofria com um conjunto desintomas. A origem de tal problema se deu enquanto ela cuidava de seu pai enfermo, onde teria desenvolvido inconscientemente o desejo pela morte de seu pai, idéias e sentimentos que foram reprimidos e substituídos por sintomas, a princípio sem explicações. Foi diagnosticada como histeria.
Através da hipnose foi-se descobrindo a origem de cada um dos sintomas, onde foram desaparecendo gradativamenteatravés do tratamento, esse método foi classificado como Método Catártico: Tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
Com a recusa de uma paciente chamada Elizabeth Von R. pela hipnose Freud desenvolve um novo método e abandona a hipnose por completo, passando aencorajar seus pacientes a relatar suas vivências através de perguntas e posteriormente estimulando-os a relatar de maneira espontânea, surge então a Psicanálise.
A primeira teoria da psicanálise refere-se à existência de três sistemas chamados de consciente, pré-consciente e inconsciente.
- Consciente: recebe informações do mundo exterior e interior, tornando-as de fácil acesso.
- Pré-consciente:é uma parte do inconsciente que se torna consciente com facilidade.
- Inconsciente: são os conteúdos reprimidos e censurados, com difícil acesso.
Pulsões ou Instintos, força que move a pessoa a uma ação, fonte de energia psíquica que divide-se em quatro componentes:
- Fonte: quando emerge uma necessidade parcial ou integral.
- Finalidade: satisfazer a fonte total.
- Pressão: quantidade de...
tracking img