Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Crise e Rebeliões na Colônia

Sobre o contexto.

Este texto trata das rebeliões já na metade do século XVII, aonde se tem uma queda internacional dos preços do açúcar e fumo, e isso levou umacrise nos cofres do Estado português, e com isso a coroa, tratou de promover varias mudanças com reforma, mas administrativas, uma delas foi que reforça o monopólio afetando os colonos, aonde ascolônias antes podiam tratar diretamente dos seus negócios com os holandeses.

As reações nas colônias foram se eclodindo, gerando vários focos de revolta populares e criando motim.

* Na mesmaépoca em 1640 também houve por parte de uma decisão do Papa de declarar livres todos os indígenas da América colonial.

* Já no ano seguinte São Paulo por tentar aplicar a decisão do Papal os jesuítasforam expulsos da vila só retornando em 1653.

* Também nesta mesma época a população do Rio de Janeiro e São Paulo também protesta contar o aumento de impostos.

Essas relações também não foramas únicas no nordeste também se tem muitas manifestações e revoltas que envolveram também as elites coloniais, que disputavam o poder. Apesar disso não queriam a ruptura com a metrópole.

* Revoltade Beckman, que aconteceu no Maranhão em 1684que foi liderada pelos irmãos e senhores de engenho Manuel e Tomas Beckman, com o apoio dos outros proprietários de terra, ela se tem por falta de mão deobra e eles não podiam empregar o braço indígena, pois a escravidão dos nativos era combatida pelos jesuítas. Para resolver isto foi criada a Companhia Geral de Comercio do Estado do Maranhão, quedevia fornecer por ano cerca de 500 escravos africanos para região.

* Guerra dos Mascates: Já no inicio de século XVII, outro conflito se levanta em Pernambuco aonde com a insatisfação dos mascates, assim

como era chamado os comerciantes se revoltam com a decisão tomados por fazendeiros de Olinda.


Sobre a Imagem.

As imagens usadas no texto se mostram muito abrangente não...
tracking img