Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigismund Schlomo Freud

Nascido Sigismund Schlomo Freud nasceu em Příbor, 6 de maio de 1856 e morreu em  Londres, 23 de setembro de 1939.
Em 1877 abreviou seu nome para SigmundFreud. Era excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último.  Freud inicia os estudos na universidade aos 17anos, os quais lhe tomam inesperadamente bastante tempo até a graduação, em 1881.  Em 1877, ele conhece  Ernst Brücke, entra em contato com a linha fiscalista da Fisiologia. Dentre asatribuições de Freud, nesta época, estava o estudo da anatomia e da histologia do cérebro humano.
Freud ajudou muito a psicologia com a descoberta da psicanálise criada para tratar dedistúrbios psíquicos a partir da investigação do inconsciente. Seus conceitos de inconsciente, desejos inconscientes e repressão foram revolucionários; propõem uma mente dividida emcamadas ou níveis, dominada em certa medida por vontades primitivas que estão escondidas sob a consciência e que se manifestam nos lapsos e nos sonhos.
De sua teoria ele estavapreocupado em estudar o que levava à formação dos sintomas psicossomáticos (principalmente a histeria, por isso apenas os conceitos de inconsciente, pré-consciente e consciente eramsuficientes). Quando sua preocupação se virou para a forma como se dava o processo da repressão, passou a adotar os conceitos de id, ego e superego.
* O id: representa os processosprimitivos do pensamento e constitui, segundo Freud, o reservatório das pulsões, dessa forma toda energia envolvida na atividade humana seria advinda do Id.
* O Ego: permanece entre ambos,alternando nossas necessidades primitivas e nossas crenças éticas e morais.
* O Superego: a parte que contra-age ao id, representa os pensamentos morais e éticos internalizados.
tracking img