Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

FREUD E SUAS TEORIAS

VITÓRIA
2010(ES)

FREUD E SUAS TEORIAS

Trabalho apresentado à disciplina (Educação e
Saúde), do curso de Pedagogia, da Faculdade
de Educação, como requisito parcial de avaliação.
Orientador: (Carlos Antonio Sfalsin)

VITÓRIA
2010(ES)
SUMÁRIO

1- SIGMUND FREUD ESUAS TEORIAS.....................................................01
1.1Características.................................................................................................01
2. INTERPRETAÇÕES DOS SONHOS...........................................................01
3. TEORIA DA SEXUALIDADE........................................................................02
4. NÍVEIS DECONSCIÊNCIAS.........................................................................03
4.1 Id....................................................................................................................04
4.2Ego..................................................................................................................04
4.3Superego........................................................................................................05
REFERÊNCIAS.......................................................................................................06

1.SIGMUND FREUD E SUAS TEORIAS

Médico neurologista e fundador da psicanálise, Freud apresentou ao mundo o inconsciente e explorou a mente humana. Sigmund Freud ficou conhecido como um dos maiorespensadores do século XX e o pai de muitas das teorias psicanalistas aplicadas atualmente. Freud explorou a psique, desenvolveu uma teoria de personalidade, estudou histeria, neuroses e sonhos, entre tantos trabalhos.
No esforço de compreender melhor seus pacientes, Freud iniciou um difícil processo de auto-análise. Freud trabalhou com introspecção e interpretação de seus próprios sonhos. Em 1896,Freud utilizou pela primeira vez o termo psicanálise.

1. CARACTERISTICAS

Freud acreditava que histeria era uma forma de manifestação da neurose, na qual emoções reprimidas levariam aos sintomas da histeria. Estes sintomas poderiam desaparecer se o paciente conseguisse expressar as emoções reprimidas que lhe impediam de lidar com uma vida normal. Com isso, Freud trabalhou no desenvolvimento deformas que atingissem essas emoções reprimidas.
Freud desenvolveu a livre associação; uma técnica psicanalítica onde o paciente fala tudo que lhe vem à mente e ao falar surge sentimentos e memórias reprimidas. A livre associação é considerada uma das formas de se penetrar no inconsciente, podendo assim trabalhar pela terapia em cima dessas experiências e entender a causa da neurose.
Freudacreditava que a outra forma de penetrar no inconsciente seria através dos sonhos.

2. INTERPRETAÇÕES DE SONHOS

Em 1899, Freud publicou "A interpretação dos Sonhos". Freud acreditava que os sonhos eram uma manifestação de nossos desejos e trabalhando com eles se podia chegar às memórias e sentimentos profundamente reprimidos.
Segundo Freud, outra manifestação de desejos reprimidos surge através delapsos de língua e esquecimentos. Freud publicou essa teoria no livro "Psicopatologia da Vida Cotidiana". Nos procedimentos mentais ele não admitia a existência de meros acidentes: o pensamento aparentemente mais sem sentido, o lapso mais casual, o sonho mais fantástico possuem um significado que pode servir para desvendar os segredos da mente.
Freud explorou o conceito de que existe um conflitodentro das pessoas. O conflito seria de um instinto animal,  que não seria aceito pela sociedade, causando então uma resistência da pessoa ao instinto. A pessoa reprime o instinto para o inconsciente e procura substituí-lo por outros métodos de compensação. Em sua teoria, Freud identifica vários métodos de compensação.

3. TEORIA DA SEXUALIDADE

Em 1905 Freud publicou os "Três Ensaios sobre a...
tracking img