Freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspéctos Físicos e Psicológicos da Gestação.

Durante a Gravidez, a mulher passa por uma série de mudanças emocionais e físicas, é uma fase em que todo o organismo se modifica para receber uma nova vida em um período de 40 semanas. Muitos sintomas surgem durante os 9 meses, ficando o útero 10 vezes maior e as mamas com mais tamanho e volume. Em média a mulher ganha nesta fase cerca de 9 a 10quilos.
O aspécto psicológico também sofre mudanças. Uma mulher pode vivenciar de maneiras distintas a gravidez durante sua vida. Esta experiência se modifica dependendo da relação com a família, companheiro, objetivos e atividades sociais, outros filhos, situação de aborto, etc. Torna-se mais sensível e emotiva, experimentando sentimento.

sgravidez pode ser vista como uma situação depreparação física e psicológica para o papel de mãe, onde tem início o relacionamento mãe-filho.

É um momento de crise e de crescimento que pode ser extremamente enriquecedor para a mulher.
A gravidez é caracterizada, por modificações psicológicas importantes.

Durante a gravidez processam-se modificações hormonais segundo regras pré-estabelecidas que, por sua vez, modificam o funcionamentopsicológico. A grávida fica, assim, 'à mercê” de alterações do humor, dos sentimentos e do comportamento sem que estas modificações sejam totalmente compreensíveis. Alguns autores falam de sinais de labilidade e instabilidade emocionais no período da gravidez.

Hoje em dia, é aceite que se pode descrever a gravidez normal em 3 fases: incorporação (correponde sensivelmente ao 1º trimestre); diferenciação( 2º trimestre), e separação (3º trimestre)

Estas 3 fases comportam um encadeamento de 6 tarefas psicológicas que têm como objectivo último:
· aceitar a gravidez,
· aceitar a realidade do feto
· reavaliar a geração parental anterior ( a relação da grávida com os seus próprios pais)
· reavaliar o relacionamento com o parceiro;
· aceitar o bebé como uma pessoa individualizada
· e integrar aidentidade parental ( que mãe quero ser::)

A gravidez, em termos psicológicos, inicia-se quando a mulher tem a noção que está grávida.
O 1º trimestre
Nas primeiras semanas de gestação a mulher centra-se muito em si própria e desinveste o seu meio exterior e as suas relações.
«Aumenta o seu interesse narcísico por si própria e pela unidade mãe-filho».
A grávida, além de desenvolver o seuamor narcísico, tem também a possibilidade de contactar de novo com «...a sua vida de fantasia, relacionada com a infância».Este contacto com a infância, desenvolve uma necessidade de revisão, da sua relação com a sua própria mãe.
É por isso, que neste primeiro trimestre da gravidez, um aspecto muito importante que é trabalhado pela grávida, são os conflitos relacionais com a sua mãe. Claroque,quanto mais tranquilas e seguras forem as relações da grávida com a sua mãe, mais facilidade de adaptação e aceitação a grávida terá nesta sua gravidez. Se pelo contrário, as relações com a mãe foram ou são muito conflituosas, esta fase pode ser vivida de forma muito ansiosa, com tristeza, e sentimentos de abandono e isolamento.
É na sequência desta revisão relacional que surgem alteraçõescomportamentais na mulher, que resultam da confluência da sua realidade psíquica com os aspectos culturais do meio.
Neste primeiro trimestre, aumenta a sua necessidade de dormir e dão-se alterações nos conteúdos dos sonhos. Devido a uma indiferenciação entre mãe e feto, que gera angústia, os conteúdos dos sonhos têm a ver com perigos que podem acontecer à mãe ou à criança.
A grávida vai comer mais eassociada a esta tendência vão aparecer náuseas e vómitos, ou seja a tendência para rejeitar a comida.
Outra modificação que ocorre no 1.º trimestre é a redução da frequência e intensidade da actividade sexual, que na vida da fantasia da mulher «é justificada pelo medo de danificar o feto».

O 2.º trimestre
Pode ser ideal para sentir os movimentos fetais se a tarefa de incorporação já se...
tracking img