Freud Sobre O Inicio Do Tratamento Volx11

684 palavras 3 páginas
Freud sobre o inicio do tratamento Vol. XII (aula Psicoterapia Breve).
Freud inicia o texto comparando a analise a um jogo de xadrez é um jogo que consiste em relações progressivas de estratégias, o inicio é certo, agora o que acontece entre o inicio e o final é completamente imprevisível. Não se aprende nos livros, há o singular, o particular de cada análise, um real, um impossível.

Neste texto Freud Utiliza de algumas regras referentes à prática psicanalítica, elas devem ser compreendidas como recomendações, levando em consideração seus limites e a complexidade dos processos mentais, onde cada caso é único.

Nessa sua primeira recomendação Freud fala a respeito da ‘sondagem’.
Descreve que o paciente ao chegar para ser analisado é preciso iniciar uma preliminar (de uma ou duas semanas) anterior ao início do tratamento, onde o analista poderá colher maior informações sobre o indivíduo. Nesta fase o analista deve interromper o mínimo necessário, fazendo com que o paciente sinta-se confortável para dizer tudo que lhe vem à mente. A fim de conhecer o caso e decidir se ele é apropriado para a psicanálise.
Em seguida Freud revela sobre as consequências desvantajosas do conhecimento prévio do analista e a sua relação de transferência com o paciente.
Vai falar sobre a dificuldade quando o analista tem algum tipo de laço social, familiar ou de amizade com o cliente.

Freud alerta que se deve desconfiar dos pacientes que resistem ao início do tratamento, pois podem não comparecer quando a ocasião é combinada.

Considera de pouca importância o nível de confiança que o paciente sustenta pelo tratamento, e vai dizer que essa confiança será destruída na primeira dificuldade que surgir no tratamento.

Descreve que mesmo aquele que também possui suas resistências internas, pode perfeitamente realizar uma análise em outras pessoas.

Do tempo e do dinheiro:

Freud aborda a questão do tempo do seguinte modo: uma hora específica de seu dia de trabalho é reservada para

Relacionados