Freud, narcisismo, pulsões e suas viscissitudes, dinâmica da transferência, Inc, cons, pcons, id, ego, superego.

3525 palavras 15 páginas
Exercicio conceitual

Do texto de FREUD, S. “sobre o narcisismo, uma introdução”
O narcisismo pode ser primário e secundário. O primeiro designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesmo. O narcisismo secundário designa um retorno ao ego da libido tirada dos seus investimentos objetais. O conceito de narcisismo ampliou-se considerando uma fase do necessária na evolução que vai do funcionamento anárquico, auto-erótico, das pulsões parciais, à escolha de objeto. Nada parece opor-se a que designemos pelo termo narcisismo primário uma fase precoce ou momentos básicos, que se caracterizam pelo aparecimento simultâneo de um primeiro esboço de ego e pelo seu investimento pela libido, o que não implica que este primeiro narcisismo seja o primeiro estado do ser humano, nem que, do ponto de vista econômico, esta predominância do amor de si mesmo exclua qualquer investimento objetal. O narcisismo do ego é um narcisismo secundário, retirado aos objetos.
O termo narcisismo surge a partir de 1899, o termo se refere ao individuo que se volta ao próprio corpo como objeto de satisfação sexual, presente principalmente em homossexuais. No entanto no desenvolvimento sexual do ser humano o narcisismo tem um papel de destaque. Nas parafrenias, principalmente na esquizofrenia e demência precoce existe o comportamento narcísico. Esses pacientes não podem ser curados através da psicanálise na medida em que são incensíveis à sua influência, em função da existência do delírio de grandeza e o deslocamento de seu interesse pelo exterior (pessoas e coisas).
O termo libido significa em latim vontade, desejo, em Freud, corresponde a energia como substrato das transformações da pulsão sexual quanto ao objeto, quanto à meta e quanto à forma de execução sexual. A libido pode ser investida na própria pessoa (libido do ego ou narcísica), ou em um objeto exterior (libido objetal). Há um equilíbrio energético entre esses modos de investimento: a libido objetal

Relacionados