freud desenvolvimento psiclogico

3201 palavras 13 páginas
Já dentro do ventre da mãe que a criança começa a vivenciar diferentes experiências que vão acompanhar durante todo o seu desenvolvimento. O feto, com apenas dois meses, já consegue perceber o humor da mãe. Tudo isso com o auxílio dos hormônios que chegam pelo cordão umbilical. No quarto mês, o feto reage aos sons e ao toque, e começa a criar afeto com a mãe. Nos últimos três meses de gestação, o bebê já é capaz de perceber muitos dos acontecimentos que ocorre ao seu redor, como sons, toques e etc.

De 0 a 2 anos: Fase onde a criança está no seu período sensório motor. É nesta etapa que a criança aprende que suas ações estão relacionadas às modificações do ambiente. Aos dois anos dá-se início a fase anal, onde aparecem as tentativas de Controle e Dominação. O prazer é sentido através do estômago e mucosa de forma a controlar o ambiente e a reação das pessoas. Esta é a fase aconselhada para a criança abandonar as fraldas.

Dos 2 aos 3 anos: A socialização já é possível nesta fase, visto que a criança se torna mais curiosa. Tudo ao seu redor é fascinante, além do fato de ser muito observadora. A linguagem vai se evoluindo rapidamente e a sua imaginação não possui limites. É nesta fase que a criança acredita em lendas, personagens imaginários, entre outros. Ela já é capaz de realizar algumas atividades sozinhas, como escovar os dentes, tomar banho, comer, entre outras. Está sempre em busca de novas conquistas. Quando a criança está próxima de completar três anos, está pronta para se interagir com outras crianças.

De 3 a 4 anos: É com as brincadeiras que a criança começa a perceber as diferenças entre o masculino e o feminino. É nesta fase que vem a descoberta dos órgãos genitais. É comum nesta fase curiosidades referente a esta área. A criança começa a observar mais o corpo dos adultos, as diferenças, e começam a aparecer então alguns questionamentos sobre isso. É nesta fase também onde ocorre a manipulação dos órgãos genitais, visto que a criança

Relacionados

  • nenhum
    18441 palavras | 74 páginas