Freud alem da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CIENTÍFICA
Professor: Kátia Brasil
Disciplina: Fundamentos em Psicanálise

Aluna: Cristina Célia Rocha de Macêdo
Mat: UC08022544
Setembro/2008

FREUD - ALÉM DA ALMA
(Freud aka Freud: The Secret Passion)
Ficha Técnica 
GÊNERO: DRAMA
Diretor: John Huston
Ano/Local: 1962 / EUA
Elenco: Montgomery Clift, Susannah York e Larry Parks. 
Duração: 140 minutos

ResenhaCientífica
O filme consegue articular a descoberta de Freud com suas vivências pessoais de psicanalista através do Complexo de Édipo numa relação com seu pai morto.
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que mudou a maneira de se pensar e conceber a vida psíquica do indivíduo. Sua teoria ou método de investigação foi conceituado por ele como psicanálise.
Ele publicou uma vasta obradurante toda a sua vida. Citando descobertas e praticando a clínica Freud se mostra como um verdadeiro curioso a respeito da estrutura e funcionamento da mente humana. Seu método propõe a interpretação através da investigação de causas e conseqüências de fatos de origem obscura como nos sonhos, delírios, atos falhos, direcionando o tratamento para a análise de falas do paciente levando-o aoautoconhecimento.
A psicanálise tentava buscar dentro do humano as causas para o seu sofrimento, porém de acordo com Huston, Freud temia encontrar o inefável, o impensável temia enfim encontrar sua essência. Freud estudou na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em psiquiatria. Não continuou seu percurso como pesquisador, pois suas dificuldades financeiras o impediram. Iniciou sua carreiraclínica atendendo pessoas com problemas nervosos. Ganhou bolsa de estudos em Paris para conhecer Charcot, ele era um psiquiatra francês que tratava pacientes histéricas com a hipnose. Freud estudou biologia, filosofia e anatomia para esclarecer5 os segredos da evolução da vida e a relação do homem com seu meio. Ele incitou um olhar do homem para si mesmo.
A psicanálise foi buscar sua raiz nos séculosXVIII E XIX neste período já havia grande discussão sobre a sexualidade, Freud enfrentava resistências ao tratar uma paciente com neurose histérica, pois o diretor do hospital Meynert afirmava que histeria era uma mentira, asseverando que era uma forma da pessoa fugir de seus compromissos.

Em Paris com Charcot, ficou provado que a histeria não era uma doença exclusivamente feminina, nem obra debruxaria como se pensava anteriormente. Foi proposto que a histeria com seus sintomas físicos tenham
causa orgânica, que esta doença era um mal mental e que a mente poderia se dividir em dois pensamentos o que a psicologia negava veementemente.
Freud encontra Breuer, seu amigo médico e cientista o que foi, sem dúvida, primordial para suas investigações no campo analítico. Freud queria provar quehavia pensamentos inconscientes e traumas advindos da infância, o que reforçava sua tese de que haveria um elo entre eles. Ele tratou uma paciente que após a hipnose os sintomas retornavam, Breuer continuou a usar a hipnose tentando fazer emergir lembranças que eram “analisadas” após o transe buscando a sua cura. A livre associação tornava-se regra fundamental para o trabalho analítico. Estaassociação unida à interpretação dos sonhos serviu de base para o lançamento dos princípios da psicanálise.
Freud conversando com Breuer observou que a mente não se dividia, apenas eliminava o trauma da consciência tornando-o inconsciente, as lembranças dolorosas que tanto faziam as histéricas sofrerem habitavam agora o seu inconsciente. Breuer denominou método catártico o tratamento que liberaafetos e emoções unidos aos traumas que foram censurados no momento do acontecimento doloroso. Esta liberação destes afetos proporciona a eliminação dos sintomas.
Quando Freud visitou o cemitério, os sintomas voltaram. Ele usa o mecanismo de repressão e retorna lembranças reprimidas para o inconsciente. Quando Meynert, estava quase morrendo, recorreu a Freud para tratá-lo de sua histeria ele...
tracking img