Freud alem da alma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SIGMUND FREUD E O NASCIMENTO DA PSICANÁLISE

Sigmund Freud (1856-1939) nasceu em Freiberg na Tchecoslováquia.
Médico neurologista com especialização em doentes mentais revolucionou o estudo damente humana com uma nova teoria chamada Psicanálise, muito repreendida pela sociedade da época, insatisfeita com alguns pontos de vista sociais e religiosos.
Freud iniciou seus estudos com pacientescom histeria, utilizando o método da hipnose, porém observando a melhora dos pacientes elaborou que a causa da doença era psicológica e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outrosconceitos, como o inconsciente e a repressão psicológica, então Freud modificou essa técnica pele método livre de associação de idéias, que estabelece relações entre tudo que o paciente lhe mostra, comocomentários ate os mais diversos sinais do inconsciente.
“O psicanalista deveria alem de ouvir o inconsciente de seu paciente, teria que perceber o que ele não diz”.
Freud sempre deduziu um conflitoentre os impulsos humanos e as regras da sociedade. Impulsos irracionais podem determinar nossos pensamentos, ações e sonho, e podem aflorar necessidades que foram reprimidas. Um exemplo é o instintosexual. Freud mostra que essas necessidades vêm à tona disfarçadas de várias maneiras. Ele contraria que a sexualidade surge só na puberdade, e sim na infância, muitos de nossos desejos sexuais foramreprimidos nesta época.
Sensibilidades é a parte inconsciente da nossa mente da nossa mente chamada id e tudo que foi reprimido ficam armazenados ali.
O Ego é o princípio do prazer e existe em todosnós, e é a cesura de nossos desejos. Precisamos do ego pra nos adaptar ao meio que vivemos.
A parte da nossa mente que diz o que podemos ou não fazer é o nosso superego. O ego se apresenta entre ide o superego para conciliar nosso desejos.
O paciente neurótico consome muita energia tentando excluir do seu consciente tudo o que o reprime por ser inaceitável moralmente.
A psicanálise se...
tracking img