Fresagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UDESC – CEPLAN
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO II

FRESAGEM

DOUGLAS ELIAS CORTIÇO
JOÃO GÓSS
GUILHERME GROSSL R.

6 DE DEZEMBRO DE 2012
INTRODUÇÃO

As peças a serem usinadas podem ter as mais variadas formas. Este poderia ser um fator de complicação do processo de usinagem. Porém, graças à máquina fresadora e às suas ferramentas e dispositivos especiais, é possível usinar praticamentequalquer peça e superfícies de todos os tipos e formatos. Essa operação é chamada de fresagem.
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras
e ferramentas especiais chamadas fresas. Consiste na retirada do excesso de metal ou sobremetal da superfície de uma peça, a fim de dar a esta uma forma e acabamento desejados. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pelacombinação de dois movimentos, efetuados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é o movimento da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
As fresadoras são máquinas de grandes recursos e que se destacam pela forma e modo de trabalhar das ferramentas (fresas). Juntamente com o tôrno mecânico, constitui a base indispensável à realização de quase todosos trabalhos da indústria mecânica (trabalho de metais).

REFERÊNCIAS HISTÓRICAS

De acordo com as referencias históricas a operação de fresamento surgiu entre o final do século XVIII, e início do século XIX. Teve seu ápice nos EUA, no período de descolonização, priorizando a Indústria bélica, pois naquela época buscava-se métodos de fabricação mais rápidos e padronizados para este fim.
Segueabaixo uma imagem de uma fresadora de antigamente, e seus respectivos componentes:

1. Suporte auxiliar do mandril 11. Macaco
2. Braço de comando 12. Alavanca para mudança de avanço
3. Suporte de mandril 13. Limitadores de curso
4. Torpedo 14. Mesa
5. Mandril porta ferramenta 15. Comando do movimento transversal
6. Árvore 16. Comando do movimento longitudinal
7. Aparelhodivisor 17. Comando do movimento vertical
8. Alavanca para mudança de Rotação 18. Corpo
9. Suporte 19. Alavanca de reversão
10. Contraponto 20. Base

METODOLOGIA DA FRESAGEM

Os métodos de fresagem vão depender diretamente do movimento relativo entre a peça e o avanço da mesa. Podem ser concordantes, discordantes ou combinados.
1. Concordante
Se refere quando o movimento dosdentes da ferramenta tem o mesmo sentido do movimento de avanço:

2. Discordante

Basicamente é o contrário do movimento concordante. O movimento de avanço leva a peça contra o movimento do dente da ferramenta:

3. Combinado
Ocorre quando a fresa tem seu eixo dentro do campo de corte da peça. Assim, uma parte do corte ocorre em fresagem concordante e outra em discordante:

Asmaiorias das fresadoras trabalham com o movimento de avanço da mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da máquina ocorre uma folga entre eles.
No movimento concordante a folga é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento do avanço da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e ocasionam até a quebrar odente da fresa. No movimento discordante, a folga não influi no deslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avanço mais uniforme, gerando um melhor acabamento da peça e não prejudicando a ferramenta.
Quando a forma construtiva da mesa é através de porca e parafuso, é melhor o movimento discordante.
Segue uma imagem que exemplifica a folga de fresadora:

METODOLOGIA DOFRESAMENTO

Dependendo dos dentes dispostos da fresa, a operação classifica-se em fresamento tangencial e o fresamento frontal:
1. Tangencial
O eixo da ferramenta é paralelo à superfície a ser usinada e os dentes da ferramenta encontram-se na superfície cilíndrica. Fresas para este sistema são chamadas de tangencial ou periféricas.

2. Frontal

O eixo é perpendicular à superfície a ser...
tracking img