Fresagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fresagem
A fresagem é um processo de usinagem mecânica, feito por fresadoras e ferramentas especiais chamadas fresas. Na fresagem, a remoção do sobremetal da peça é feita pela combinação de dois movimentos, realizados ao mesmo tempo. Um dos movimentos é o de rotação da ferramenta, a fresa. O outro é movimento é da mesa da máquina, onde é fixada a peça a ser usinada.
É o movimento da mesa damáquina ou movimento de avanço que leva a peça até a fresa e torna possível a operção de usinagem.
[pic]
O movimento de avanço pode levar a peça contra o movimento de giro do dente da fresa. É o chamado movimento discordante. Quando o movimento da peça é no mesmo sentido de movimento do dente da fresa, é chamado de movimento concordante.
A maioria das fresadoras trabalham com o movimento de avançoda mesa baseado em uma porca e um parafuso. Com o tempo e desgaste da máquina ocorre uma folga entre eles.
No movimento concordante a folga é empurrada pelo dente da fresa no mesmo sentido de deslocamento da mesa. Isto faz com que a mesa execute movimentos irregulares, que prejudicam o acabamento da peça e podem até quebrar o dente da fresa. No movimento discordante, a folga não influi nodeslocamento da mesa. Por isso, a mesa tem um movimento de avanço mais uniforme, gerando um melhor acabamento da peça.
Quando a forma construtiva da mesa é através de porca e parafuso, é melhor o movimento discordante. Basta observar o sentido de giro da fresa e fazer a peça avançar contra o dente da fresa.
A fresadora presta-se para usinar diversas superfícies planas, destacando-se pela rapidez, poisa fresa é uma ferramenta multicortante.
 
 

Fresadoras

As máquinas fresadoras são classificadas, geralmente, de acordo com a posição do seu eixo-árvore (fixação da fresa) em relação à mesa de trabalho (fixação da peça).
Em relação ao eixo-árvore são classificadas em horizontal (paralelo à mesa), vertical (perpendicular à mesa) e universal (com dois eixos-árvore: horizontal e vertical).Outros tipos de fresadoras são:
• Fresadora copiadora, a qual trabalha com uma mesa e dois cabeçotes- um cabeçote apalpador e outro de usinagem.
• Fresadora pantográfica ou pantógrafo: permitem a cópia de um modelo, movimento de coordenadas operado manualmente, permitem trabalhar detalhes mais difíceis de serem obtidos através da copiadora.
• Fresadora CNC e as geradoras deengrenagens, requerem atenção especial por disporem de tecnologia mais diferenciada para comando e operação.

Fresas

É a ferramenta empregada pela fresadora, a qual apresenta uma vantagem em relação a outros tipos de ferramentas de corte, pois os dentes que não estão trabalhando estão sendo resfriados, reduzindo o desgaste da ferramenta.
Conforme o ângulo de cunha das fresadoras, elas sãoclassificadas em tipos: W, N e H:
• A fresa tipo W é empregada para usinagem de materiais não ferrosos de baixa dureza: alumínio, bronze e plástico.
• A fresa tipo N, empregada para materiais de dureza média, ou seja, menores de 700 N/mm2 de resistência à tração.
• A fresa tipo H, recomendada para usinar materiais quebradiços ou duros, com mais de 700 N/mm2.
A quantidade de dentes entre asfresas deve-se a capacidade de conseguir usinar materiais mais resistentes.

Fresas de perfil constante

Utilizadas para abrir canais, superfícies côncavas e convexas ou gerar engrenagens.

Fresas planas

Empregadas para trabalhar superfícies planas, abrir rasgos e canais.

Fresas angulares

Utilizadas para usinagem de perfis em ângulo, tais como rasgos prismáticos e encaixes tiporab-de-andorinha.

Fresas para rasgos

Para rasgos de chaveta, ranhura reta ou em perfil T.

Fresas dentes postiços

Mais conhecidas como cabeçotes de fresamento, empregam pastilhas de metal duro fixadas por parafusos , pinos ou garras de fácil substituição.

Fresas para desbaste

Utilizadas para desbaste de grande quantidade de material de uma peça.
 
 

Parâmetros de corte para...
tracking img