Frenologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Localização de funções do cérebro: a FRENOLOGIA (resumo)
Bem antes da revolução cognitivista, das programações neurolinguísticas e dosneurocientistas aparecerem na TV e nas revistas científicas tentando explicar qualquer ação humana por meio de funções específicas em locais específicos do cérebro, um grupo de cientistas e fisiologistas já seocupava de entender com que grau de precisão somos capazes de localizar nossas funções no cérebro. Entre várias teorias que surgiram no século XIX, uma das mais populares e conhecidas foi a frenologia.Foi também a primeira grande teoria da localização das funções no cérebro.

Segundo seus defensores, as diferentes "faculdades" humanas poderiam ser encontradas e identificadas em certas áreas docérebro bem definidas. No seu início, foi uma tentativa científica legítima de estudar a função do cérebro, mas acabou virando uma pseudociência típica do populacho norte-americano do século XIX.Praticamente todo estudante de Psicologia acaba entrando em contato com a frenologia em determinado momento de sua grade curricular, e normalmente a vê "caricaturizada como um bizarro beco sem saída daciência, no qual charlatães liam o caráter com base nas protuberâncias da cabeça das pessoas" (Goodwin, 2005, p. 89). Na realidade, a história é bem mais complicada que isso. E muito do que é o pensamentoda psicologia norte-americana teve sua origem no movimento frenológico.

O alemão Franz Josef Gall (1758-1828) é normalmente (e infelizmente, para ele) apontado como o criador da frenologia. Grandeanatomista, ganhou seu lugar na história por identificar as fibras que conectavam os dois hemisférios e confirmar a função contralateral. Gall também comparou as estruturas cerebrais de diferentesespécies e defendeu o argumento de que "as habilidades mentais de diferentes espécies correlacionavam-se ao tamanho e complexidade do cérebro, especialmente o córtex." (Goodwin, 2005, p. 89) Além...
tracking img