FREITIANA

1913 palavras 8 páginas
PEDAGOGIA FREINET E AS CONTRIBUIÇÕES PARA SE PENSAR A
EDUCAÇÃO INFANTIL ATUAL
FREINET PEDAGOGY AND ITS CONTRIBUTIONS TO CHILDREN’S
EDUCATION NOWADAYS
Graziela Trevisan, Maristela Angotti – Campus de Araraquara – Faculdade de Ciências e Letras – Pedagogia – grazi.trevisan@yahoo.com.br – Bolsa BAAE III Monitoria (PROEX)
Palavras chaves: Educação Infantil; Pedagogia Freinet; Tateamento experimental.
Keywords: Children’s Education; Freinet Pedagogy; experimental groping.

1. INTRODUÇÃO
A escola deve se abrir para a vida. É a partir desta concepção que Célestin Freinet, professor primário de caráter humanista, enfatiza a importância da quebra dos valores tradicionais da escola. Para Freinet, o processo educativo deve ser construído a partir das necessidades, interesses e curiosidades que a própria criança apresenta, fazendo com que esta se torne protagonista no seu desenvolvimento. A atenção dada à criança que tem todas suas observações consideradas proporciona a identidade da mesma, enfatizando sua participação como ser sóciocultural e sua inserção na sociedade.
Freinet é considerado um autor clássico, mas suas observações e propostas são facilmente empregadas na contemporaneidade. A proposta pedagógica freinetiana apresenta como aspecto relevante a abertura de caminhos para que alunos e professores possam se expressar livremente por meio do trabalho prático, ocasionando a integração da criança com o meio, a vida e o trabalho. Para propiciar a integração e o tateamento experimental muito enaltecido pelo autor em questão, esta proposta pedagógica apresenta como grande característica o sair da sala de aula e poder levar os alunos para conhecer, baseados na experimentação, o povoado, o contexto sóciocultural, as profissões e a natureza através de uma aula-passeio. É necessário enfatizar que a partir do tateamento experimental, da vivência, a criança faz a construção de suas experiências que é um procedimento único e diferente para cada indivíduo e,

Relacionados

  • LIVRO DA VIDA: TRABALHO EM EQUIPE - COOPERAÇÃO NO EJA
    3390 palavras | 14 páginas