FREITAS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




FREITAS, Isaurora C.M. de; FILHO, Irapuan P.L. Culturas juvenis e escola: Reflexões para pensar o ensino de sociologia na educação básica. In: GONÇALVES, Danyelle Nilin (Org.) Sociologia ejuventude no ensino médio: Formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes, 2013, p.113-127.

Culturas juvenis e escola: reflexões para pensar o ensino de sociologia na educação básica é um textoelaborado por Isaurora Freitas e Irapuan Filho a partir dos balanços feitos no GT do III ENESEB que contou com o diálogo de professores de sociologia da rede de ensino básico, licenciados em ciênciassociais e demais pesquisadores, a fim de entender a importância e a significação das culturas juvenis no âmbito escolar e como lidar com elas em sala de aula, especialmente na disciplina sociologia.As culturas juvenis contemporâneas na visão dos autores devem ser caracterizadas pela sua multiplicidade e heterogeneidade. Por este motivo, é utilizado no texto o termo "juventude no plural", tendo emvista designar as diversas juventudes que coexistem em nossa sociedade, enfatizando que cada jovem experimenta um modo de ser próprio por vivenciar práticas e atitudes diversificadas. Neste contexto,a escola como espaço de sociabilidade deve perceber além da aparente homogeneidade apresentada pela categoria “aluno” e compreender que antes de serem alunos, são jovens vinculados a diversos outrosespaços e grupos fora da escola.
A primeira parte do texto “Entre a Juventude e ser jovem” aborda como a categoria juventude é mais complexa do que a mera taxação cronológica em idades. Os autoresmostram que ser jovem atualmente, tem sido algo buscado por todos. Com isso, surge uma “juventude signo” que representa um ideal sobre a influência da publicidade e que contradiz a juventude “de carne eosso” que estão nas escolas e em outros espaços socioculturais mostrando que na realidade existem mil maneiras de ser jovem.
A análise feita dos trabalhos dos profissionais envolvidos no GT, deixa...
tracking img