Freios Hidreulicos

1093 palavras 5 páginas
Freios Hidráulicos

Sistemas Hidropneumáticos

Aluno: Cleyton Ribeiro

2A ELME

Introdução
Antes de começarmos nossa explicação sobre o sistema do freio hidráulico, vamos verificar três princípios:
Força de alavanca
Hidráulica
Atrito
Força de alavanca
O pedal é projetado de tal maneira que pode multiplicar a força da sua perna diversas vezes antes mesmo que qualquer força seja transmitida ao fluido de freio.

Na figura acima, uma força F está sendo aplicada na extremidade esquerda da alavanca. A extremidade esquerda da alavanca é duas vezes mais longa (2X) que a extremidade direita (X). Consequentemente, na extremidade direita da alavanca uma força de 2F está disponível, mas age com a metade da distância (Y) que a extremidade esquerda move (2Y). Mudar os comprimentos relativos das extremidades esquerda e direita da alavanca muda os multiplicadores.
Sistemas hidráulicos
A ideia básica por trás de qualquer sistema hidráulico é muito simples: a força aplicada em um ponto é transmitida a outro ponto usando um fluido incompressível, quase sempre algum tipo de óleo. A maioria dos sistemas de freio também multiplica a força no processo. Aqui você pode ver o sistema hidráulico mais simples possível:

Na figura acima, dois pistões (mostrados em vermelho) estão encaixados em dois cilindros de vidro preenchidos com óleo (mostrado em azul claro) e conectados um ao outro com uma tubulação preenchida de óleo. Se você aplicar uma força descendente a um pistão (esquerdo, neste desenho), na sequência a força é transmitida ao segundo pistão através do óleo na tubulação. Como o óleo é incompressível, a eficiência é muito boa - quase toda a força aplicada aparece no segundo pistão. O mais interessante sobre os sistemas hidráulicos é que a tubulação que conecta os dois cilindros pode ser de qualquer comprimento e forma, permitindo que serpenteiem todos os tipos de obstáculos que separam os dois pistões.
Multiplicação hidráulica
Para determinar o fator

Relacionados