Freios de aeronaves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Freio de Aeronaves

O funcionamento correto dos freios é da máxima importância em uma aeronave. Os freios são usados para redução da velocidade, parada, estacionamento ou direção da aeronave. Eles devem desenvolver força suficiente para parar a aeronave em uma razoável distância.
Os freios devem manter a aeronave parada durante uma checagem normal de motor; e os freios devem permitir a direçãoda aeronave no solo.
Os freios estão instalados em cada roda das pernas de força principais, e eles podem ser atuados independentemente um do outro. O freio da roda direita, é controlado pela aplicação da parte superior do pedal de direção direito, e o da roda esquerda é controlado pelo pedal de direção esquerdo.
Para que os freios funcionem eficientemente, cada componente no sistema de freiosdeve operar satisfatoriamente, e cada conjunto de freio na aeronave deve operar com igual eficiência .
Portanto, é importante que o sistema de freios por inteiro seja freqüentemente inspecionado, e um amplo suprimento de fluido hidráulico deva ser mantido no sistema.
Cada conjunto de freio deve ser ajustado adequadamente, e as superfícies de fricção devem ser mantidas livres de óleo e graxa.Três tipos de sistemas de freio são geralmente usados: (1) sistemas independentes; (2) sistemas de controle de força; e (3) sistemas de reforço de força. Além disso, existem vários diferentes tipos de conjuntos de freios de uso difundido.
Sistemas de freio independente
Em geral, o sistema de freio independente é usado em pequenas aeronaves. Este tipo de sistema de freio é chamado “independente” porter o próprio reservatório, e ser inteiramente independente do sistema principal da aeronave.
Os sistemas de freio independentes são energizados por cilindros mestres, semelhantes aos usados nos sistemas de freios convencionais de automóveis.
O sistema é composto de um reservatório, um ou dois cilindros mestres, ligações mecânicas que conectam cada cilindro mestre com o seu correspondente pedalde freio, linhas de fluido e conexões, e um conjunto de freio em cada roda das pernas de forças principais (figura 9-25).
Cada cilindro mestre é atuado pela pressão na parte superior do pedal correspondente.
[pic]
Figura 9-25 Sistema de freio independente.
O cilindro mestre forma a pressão pelo movimento de um pistão dentro de um cilindro vedado, cheio de fluido. A resultante pressãohidráulica é transmitida para a linha de fluido, conectada ao conjunto de freio na roda. Isto resulta na fricção necessária para parar a roda.
Quando o pedal do freio é aliviado, o pistão do cilindro mestre retorna para a posição de repouso, sob ação de mola. O fluido que foi movimentado dentro do conjunto de freio é então, empurrado de volta para o cilindro mestre por um pistão no conjunto de freio.
Opistão do conjunto de freio retorna para a posição de repouso por uma mola de retorno no freio. Algumas aeronaves leves são equipadas com um cilindro mestre simples o qual aplica a ação de freio simultaneamente em ambas as rodas principais. A direção da roda do nariz é conseguida, neste sistema, por ligações mecânicas.
Um cilindro mestre típico tem uma saída de compensação ou válvula que permite ofluxo do fluido da câmara do freio de volta ao reservatório, quando uma excessiva pressão é desenvolvida na linha do freio, devido a variações de temperatura. Isto assegura que o cilindro mestre não trave ou cause o arrasto dos freios.
Vários fabricantes têm projetado cilindros mestres para uso em aeronaves. Todos são semelhantes em sua operação, diferindo apenas em pequenos detalhes e nacontrução. Dois tipos, bem conhecidos de cilindros mestres - o Goodyear e o Warner - serão descritos e ilustrados nesta seção.
No cilindro mestre da Goodyear (figura 9-26) o fluido é fornecido de um reservatório externo, por gravidade, para o cilindro mestre.
O fluido penetra pela abertura de entrada, passa pela abertura de compensação e preenche o corpo do cilindro, a frente do pistão e a linha...
tracking img