Freiluis de souza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marquês De Pombal
O seu nascimento foi no dia 13 de Maio de 1699 em Lisboa.
Quando, em 1750, o rei D. José 1 subiu ao trono, o reino encontrava-se numa grave crise económica. O ouro que chegavaera cada vez menos. A agricultura não produzia e as indústrias eram poucas. Comprava-se quase tudo ao estrageiro.
O povo vivia com grandes dificuldades. A nobreza e o, clero abusavam do poder do rei.D. José 1 nomeou para seu ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, que, durante o reinado do seu pai, tinha sido embaixador de Portugal em Viena de Áustria. Sebastião José de Carvalho e Meloficou conhecido por Marquês de Pombal.
No dia 1 de novembro de 1755, um violento terramoto destrui a parte de baixa da cidade de Lisboa provocou enormes incêndios, pilhagens e terror em toda acapital. Nesse horrível desastre morreram mais de 20 000 pessoas e ficaram em ruinas cerca de 10 000 edifícios.
O Marquês de Pombal tomou logo medidas:
- Mandou enterrar os mortos e socorrer osferidos;
-mandou vigiar a cidade para evitar os roubos;
-encarregou o engenheiro Manuel da Maia e o arquiteto Eugénio dos Santos de fazerem um plano para a reconstrução de lisboa.A reconstrução de Lisboa
O próprio Marquês de Pombal acompanhou a reconstrução de Lisboa. Decídio arrasar a baixa, que era a parte mais destruída, e aí construir uma zona nova e arejada – LisboaPombalina- tem características próprias:
- Ruas largas e perpendiculares umas as outras, com passeios;
- Edifícios, todos da mesma altura, com bonitas varandas e construídas com sistema deproteção contra sismos;
-uma grande praça – a Praça do Comércio – contida no sítio do antigo Terreiro do Paço, onde iam dar as ruas nobres da cidade.

A Praça do Comércio era, sem dúvida, a mais belapraça ribeirinha da Europa.
Vinte anos depois do terramoto, em junho de 1755, a Praça do Comércio recebeu a primeira estátua equestre lisboeta, a estátua de D. José 1.

Modificação nos...
tracking img