Frei luís de sousa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Personagens principais:
- D. Manuel Coutinho de Sousa (protagonista): herói romântico; filho de Lopo de Sousa Coutinho; segundo esposo de D. Madalena; fidalgo honrado e religioso; abandona o nome de baptismo ao ser convertido em frei. Passa a chamar-se Frei Luís de Sousa.
- D. Madalena de Vilhena: foi esposa de D. João de Portugal; mulher recatada, virtuosa, cristã, dada a presságios;converte-se também à vida religiosa, recebendo o título Sóror Madalena. Os seus temores a impediram de desfrutar plenamente a felicidade de estar casada com D. Manuel. Revela que se apaixonou pelo segundo marido antes de ficar viúva e sente-se culpada e pecadora.
- D. João de Portugal: guerreiro honrado e generoso; parece ser cruel e vingativo, mas perdoa a esposa; pede a Telmo que salve D. Madalena e D.Manuel do triste fim que os aguardava.
- Maria de Noronha: filha do segundo casamento de D. Madalena; aos treze anos apresenta-se como menina pura, inteligente, perspicaz, intuitiva, estudiosa e que gosta de ler. É carregada de virtudes que a diferenciam das outras meninas da sua idade. É muito influenciada por D. Telmo. D. Madalena afirma que a menina não ouve, não crê, não sabe senão o que D.Telmo lhe diz. Sofre de tuberculose e morre no final da peça.
- Telmo Pais: escudeiro que ajudou a criar D. Manuel, e antigo amigo da família que dizia amar Maria como se fosse sua filha. Alimenta os temores de D. Manuela e não impede que ela e o marido se entreguem ao claustro. Desejava o tempo todo o retorno de D. João de Portugal.

- Romeiro: D. João de Portugal que retorna do cativeiro naTerra Santa e não é reconhecido por D. Madalena.
Observações:
- As personagens são descritas ao longo da peça e através dos diálogos das personagens.
- Não há referências aos atributos físicos das personagens, excepto em raríssimos casos como o de Maria que sabemos ser uma menina franzina.
- Os criados não são descritos de forma alguma; somente seus nomes e suas ocupações são mencionados. Aclasse fidalga é privilegiada neste sentido.
- As personagens Telmo Pais e Frei Jorge crescem no terceiro acto, tornando-se fundamentais para o desfecho trágico da peça.
 
Características Românticas:
 
- Idealização de personagens femininas: Maria, D. Manuela, D. Joana de Castro são exemplos das mais diversas virtudes. O segundo casamento de D. Manuela não chega a ser uma atitude pecaminosa,posto que procurou por D. João de Portugal durante sete anos, investindo uma grande quantia de dinheiro nessa procura. Somente quando todos, excepto  Telmo Pais, desacreditaram na possibilidade de D. João estar vivo, consolidou sua união com D. Manuel. Maria, por sua vez, é citada como um anjo de bondade.
Notamos que esse pessimismo explícito abre portas ao metafísico, sob a forma de presságios eagouros, que disputam, em pé de igualdade com os dogmas do catolicismo, a fé popular
 
- Sentimentos e emoções conturbados: não há paz e tranquilidade no relacionamento das personagens principais. Amor e medo caminham juntos, gerando atitudes precipitadas e movidas pelo desespero.
 
- A natureza também não se apresenta sempre tranquila. Vimos na descrição do Tejo que suas águas ficam furiosasquando o tempo muda.
 
Análise dos actos e das cenas:
Primeiro ato:
- Subdivide-se em doze cenas.
- Câmara antiga e luxuosa dos princípios do século dezassete.
- Apenas um retrato do cavaleiro São João de Jerusalém.
- Menciona a posição das portas que será invertida no ato seguinte.
- Começa num início de tarde em Lisboa.
Segundo acto:
- Subdivide-se em quinze cenas.
- Palácio, emAlmada, que pertencera a D. João de Portugal.
- O salão antigo, de gosto melancólico e pesado, cria um contraste com o cenário do primeiro ato.
- Há vários retratos, entre os desaparecidos estava o rei D. Sebastião, e D. João de Portugal.
- A posição das portas faz, como no primeiro ato, referência ao interior e exterior do ambiente. A inversão causa uma sensação de real mudança de domicílio.
-...
tracking img