Frege

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nascido em Wismar, na Alemanha, Gottlob Frege (1848-1925) pode ser considerado um dos maiores logicos do período contemporâneo, sendo o criador do que hoje conhecemos como calculoproposicional e calculo dos predicados, o primeiro grande desenvolvimento na logica desde a teoria do silogismo de Aristoteles e a base da assim chamada logica matemática.
Conceitos quepertenceriam ao domínio da logica 1) estados mentais subjetivos; 2) a realidade atual; e 3)ideias objetivamente validas.
A tarefa filosófica seria caracterizada então pela investigação dopensamento, no sentido próprio de Frege, como algo de objetivo e atemporal, e não como algo psicológico e subjetivo.
Temos agora como principio, e não de processos mentais, subjetivos,diferentemente da semântica mentalista da tradição filosófica.
Frege enfatizava ainda a necessidade de fazermos algumas distinções entre conceito e objetos relevantes para a consideração dosignificado de sentenças.
A concepção de Frege e de que o filosofo deve concentrar a sua atenção no pensamento, entao a partir dessa concepção que se desenvolve a noção de analise logica comodescrição semântica da sentença. A analise da proposição e igual a uma analise do pensamento, tem uma decomposição da própria proposição em uma parte que corresponde ao nome proprio e em outraque caracteriza o predicado. Mas, segundo Frege, nao temos conhecimento direto sobre um objeto, quando sabemos algo sobre um objeto, na vedade sabemos e uma proposição sobre ele. Nessaconcepção, o juízo, tem precedência sobre o conceito.
Assim, Frege, rompe com a logica tradicional que via o juízo como resultado da união entre conceitos com sentidos pre-destinados. A analise evista, então, como um recurso logico que decompõe a unidade originaria do juízo. Precisamente a proposição se decompõe apenas por analise, constituindo-se por natureza com unidade formal.
tracking img