freelancers abrem espaço nas grandesempresas

1514 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO
Durante o auge da crise, quando milhões de pessoas se tornaram desempregadas em todo o mundo, começou a ser pensada uma nova proposta no mercado de trabalho: os “freelancers”. O freelancer vem do inglês e se refere ao profissional autônomo, que se auto-emprega em diferentes empresas e controla seu tempo, seus trabalhos e projetos. É uma forma de atuação autônoma, sem vinculo empregatício, em que se pode ter uma renda maior trabalhando com a produção igual ou menor ao modelo de trabalho tradicional.
O profissional freelancer trabalha sem carteira assinada, recebendo pela sua produção ou por dia de trabalho. Um exemplo é o fotógrafo que sem vinculo com qualquer empresa recebe por evento. Ele pode ou não ter nota fiscal, e ser ou não pessoa jurídica, não vai fazer diferença. Normalmente quando se pensa em abandonar o emprego fixo ou quer começar uma carreira direta como temporário, o profissional sempre se verá diante de desafios a serem vencidos. Os primeiros passos para o bom desenvolvimento de qualquer atividade são o conhecimento e o planejamento.

FREELANCERS ABREM ESPAÇO NAS GRANDES EMPRESAS
IBM, SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÕA ÀS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS. A IBM é uma empresa transnacional, em seu modelo obedece à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que se instala e tem uma alta mobilidade. Justamente por esses motivos estão sempre em busca de custos mais baixos e de leis pouco rígidas. Na IBM a contratação é terceirizada e tem flexibilidade em contratar profissionais sem vínculos formais. A cultura da IBM é fundamentada em três critérios básicos: o respeito ao individuo, prestar o melhor serviço ao cliente e a busca pela excelência.
Já as organizações burocráticas se baseiam na

Relacionados