Free

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As vantagens e desafios do profissional que se lança como freelancer
Este artigo foi encomendado pelo Jornal A Tarde e parte dele foi publicado no caderno de Empregos & Negócios na edição de hoje (04/11/12) e aborda as vantagens e desafios do profissional que optou pela carreira de freelancer.

Indiara Oliveira, 4 de novembro de 2012
*
* Tweet
*
* inShare
*
*
Adificuldade de se inserir ou reinserir no mercado de trabalho como celetista, o sonho de ser dono do próprio nariz aumentando seus ganhos com rendas extras e fazer o que gosta tendo flexibilidade de horários são os principais fatores que levam profissionais a vislumbrarem a possibilidade de se tornarem freelancer (profissionais de contratações esporádicas).
Entretanto, estar atento a todos osdesafios em torno disso é o primeiro passo para uma carreira autônoma bem sucedida. É preciso saber lidar com diversas particularidades que impactam diretamente na rotina deste profissional como oscilações do mercado e a gestão do próprio tempo.
Como freela (terminologia usualmente utilizada), é importante que o profissional forme um bom network. Ser criativo e diverso dentro de sua área deatuação, oferecendo um serviço diferenciado com soluções inovadoras, também é muito importante e o destacará diante dos concorrentes. E todos esses cuidados, além de um bom planejamento financeiro, oferecerá o background que lhe dará tranquilidade nos primeiros momentos desta migração e nos períodos de menor fluxo de trabalho.
Vantagens
Obviamente que abrir mão da segurança de um emprego formal, aindaque não tão estável e optando por esta modalidade de carreira o profissional terá suas vantagens. São muitos os benefícios associados, e aqui destaco alguns:
Ser seu próprio chefe – Não ter que bater cartão é o sonho almejado por muitos. Não ter que se submeter a uma relação hierarquizada é uma das principais vantagens visualizadas pelo profissional que avalia a possibilidade de se tornar umfreelancer. Não ter que prestar contas e dar satisfação de tudo que faz é o que há de mais tentador neste tipo de carreira.
Flexibilidade de horário – Muito se engana quem acha que ser freelancer é trabalhar menos ou ter mais tempo livre. Muitas vezes, é quando mais se trabalha para dar conta de todos os trabalhos num bom padrão de qualidade e no prazo. E isso implica, não raro, em trabalhar emhorários nunca antes trabalhados quando vinculado formalmente a uma empresa. Saber fazer a gestão do próprio tempo é um dos grandes desafios desse profissional. Se o seu tempo não for muito bem planejado, isso que seria uma vantagem, passa a desvantagem num piscar de olhos e o que seria o melhor dos mundos, vira um caos.
Decidir quanto quer ganhar – O profissional que reconhece em si um grande potenciale se percebe pouco valorizado num emprego formal, vê, como freelancer a possibilidade de receber pelo que vale. Como freela, tem a liberdade de formar seu preço e oferecer para o mercado um serviço justamente remunerado. Porém, vale ressaltar que se não estiver alinhado com o que tem sito praticado no mercado, poderá perder espaço e ter dificuldade de alavancar novos trabalhos. E fique atento, ofreela recebe pelo que trabalha, na proporção direta do que produz. Nada de corpo mole se quiser resultados cada vez mais rentáveis.
Fazer o que ama – Logicamente ninguém se porá a trabalhar livremente naquilo que não gosta. Ao trabalhar por conta própria o profissional poderá optar por aquilo com que tem maior afinidade, habilidade e competência.
Trabalhar em locais variados – Nada impede de umprofissional liberal realizar seu trabalho cada dia num local diferente. Com a facilidade do notebook, por exemplo, é possível se trabalhar em locais diferentes todos os dias. Algumas pessoas sentem dificuldade e se entediam facilmente frequentando o mesmo escritório, a mesma sala, vendo as mesmas pessoas todos os dias, e como freelancer este seria um problema resolvido.
Escolher clientes –...
tracking img