Frederick taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 - FREDERICK WINSLOW TAYLOR

1.1 - VIDA

Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers(fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Frederick Taylor Foi educado dentro de uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, estudou na França, Alemanha e viajou pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em NewHampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira, a “Engenharia”.
Taylor contraiu pneumonia e morreu no dia 21 de março de 1915, apenas um dia após seu aniversário de 59 anos. Foi enterrado em West Laurel Hill Cemetery, em Bala Cynwyd, na Pensilvânia.

1.2 - VIDA PROFISSIONAL
Iniciou sua vidaprofissional como operário de fábrica, a Enterprise Hydraulic Works, onde desenvolveu estudos que deram base para formular sua teoria, na qual analisou a empresa a partir dos níveis operacionais em direção ao invés de direção, permanecendo na indústria até 1885 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário mas logo passou para escriturário,maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais.
De 1890 a 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company – Filadélfia, onde teve aoportunidade de que precisava para testar suas teorias. Em 1983 Taylor deixa a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor independente. Em 1898 ele ingressa na Bethlehem Steel onde, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes, desenvolve o “high speed steel”, hss ou aço rápido, um material usado na fabricação de ferramentas de corte que largamente é utilizado até hoje. Em 1901,já bastante conhecido, Taylor deixa a Bethlehem Steel devido a desavenças com outros gerentes.
Seu trabalho aconteceu em um período da história Americana, logo após a guerra civil, onde a indústria vivia intensas mudanças. Os donos do capital tornavam-se cada vez mais ricos com a produção em massa, e as pequenas fábricas tornavam-se grandes plantas. Por outro lado o trabalhador recebia muito poucopelos seus esforços, além dos problemas que eram gerados pelas más condições de trabalho. Nessa época, a gerencia das fábricas trabalhavam com um sistema de bônus (premiação), no qual acreditavam ser suficientes para resolver todos os conflitos.
Frederick Taylor acreditava que esse sistema de bônus só seria eficaz quando combinado com tarefas devidamente e cuidadosamente planejadas e facilmenteensaiadas. Ele não somente sabia como planejar o trabalho de maneira eficiente, como também foi um arquiteto das mudanças organizacionais. Na sua concepção, a gerência deveria atuar de maneira cooperativa e ter uma atuação no sentido de apoiar o trabalho dos operários.
O conceito de produtividade estava em achar o desafio adequado a cada pessoa, dentro de seu potencial, assim, pagando-se bem pelodesempenho superior. O estudo de tempos simplesmente dobrou a produtividade na MIDVALE, com o uso de controles sistemáticos e ferramentas e também o novo esquema de remuneração, desenvolvido por Taylor. Remunerava-se a pessoa e não o trabalho; e ele, ainda acreditava que não seria necessário os sindicatos se cada trabalhador fosse remunerado de acordo com seu valor.
Apesar de seus feitos...
tracking img