FREDERICK TAYLOR

Páginas: 18 (4438 palavras) Publicado: 1 de maio de 2014
FACULDADE DE TECNOLOGIA ITAQUAQUECETUBA
CENTRO PAULA SOUZA




Frederick Winslow Taylor





Adriana Alves
Alex Cerqueira dos Anjos
Ana Paula S. Santos
César Hideki Kikuchi







ITAQUAQUECETUBA
2014
Adriana Alves
Alex Cerqueira dos Anjos
Ana Paula S. Santos
César Hideki Kikuchi





Frederick Winslow TaylorTrabalho apresentado ao Professor
Carlos Antonio de Lima
da disciplina de Administração Geral
do curso de Gestão Comercial





FATECITAQUAQUECETUBA-2014
RESUMO

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do Século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da Engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Expor soluções criadas e que tiveram sua eficácia comprovada e contestada ao mesmo tempo é oobjetivo do presente trabalho, destacando em especial as contribuições de Taylor.
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente técnico em mecânica e operário, formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o "Pai da Administração Científica" por propor a utilização de científicos cartesianos na administração de empresas.
A Administração Científicaconstitui a primeira teoria administrativa. A preocupação em criar uma Ciência da Administração começou com a experiência concreta e imediata do trabalho de operários e com a ênfase nas tarefas. No primeiro período de sua obra, Taylor voltou-se para a racionalização do trabalho dos operários, estendendo-se no segundo período à definição de princípios de Administração aplicáveis a todas assituações da empresa. A organização racional do trabalho se fundamenta na análise do trabalho operário, no estudo dos tempos e movimentos, na fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador. Buscava-se a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. A forma de obter a colaboração dos operários foi o apelo aos planos de incentivo salariais e de prêmio deprodução, com base no tempo padrão e na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador. O desenho de cargos e tarefas enfatiza o trabalho simples e repetitivo das linhas de produção e montagem, a padronização e as condições de trabalho que assegurassem a eficiência. Verificou-se que não adiantava racionalizar o trabalho do operário se o superior, o chefe, ogerente, o diretor continuavam a trabalhar dentro do mesmo empirismo anterior. Para envolver os escalões mais elevados, os engenheiros da Administração Científica passaram a se preocupar com os princípios de administração capazes de balizar o comportamento dos gerentes e chefes.
Contudo, inúmeras críticas são feitas à Administração Científica: o mecanicismo de sua abordagem que lhe garante o nome deteoria da máquina, a superespecialização que robotizava o operário, a visão microscópica do homem tomado isoladamente e como um apêndice da maquinaria industrial, a ausência de qualquer comprovação científica de suas afirmações e princípios, a abordagem incompleta envolvendo apenas a organização formal, a limitação do campo de aplicação à fábrica, omitindo o restante da vida de uma empresa, aabordagem prescritiva, normativa e típica de sistema fechado são inúmeras dessas críticas. Contudo, essas limitações e restrições não apagam o fato de que a Administração Científica foi o primeiro passo na busca de uma teoria administrativa. E um passo pioneiro e irreversível.
palavras-chave: Taylor, Administração, Científica, organização, teoria.
INTRODUÇÃO

Taylor é considerado o "Pai da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Frederick taylor
  • Frederick Taylor
  • Quem foi Frederick Taylor
  • Frederick Taylor
  • frederick Taylor
  • Frederick Taylor
  • frederick taylor
  • Frederick taylor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!