Frederick taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Administração Científica

Ao estudarmos administração, nos deparamos com teorias e estudos realizados sobre a melhor forma de coordenar pessoas, aprimorar a produção, otimizar o processo produtivo, enfim, a melhor forma de administrar. A Administração Científica foi o primeiro estudo conclusivo realizado com o intuito de melhorar a produção, padronizando seu processo, de forma a conseguir amáxima eficiência possível na realização desta tarefa.

Frederick Taylor


Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown(que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e abolicionista que trabalhara com Lucretia Mott, importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistase abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.
Taylorcomeça a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário, mas logo passou para escriturário, maquinista, contramestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey emEngenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casa com Louise M. Spooner.
De 1890 a 1893, Taylor trabalha como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company, Filadélfia onde tem a oportunidade de que precisava para testar suas teorias. Em 1983 Taylor deixa acompanhia para abrir seu próprio negócio como consultor independente. Em 1898 ele ingressa na Bethlehem Steel onde, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes desenvolve o “high speed steel”, hss ou aço rápido, um material usado na fabricação de ferramentas de corte que largamente utilizado até hoje. Em 1901, já bastante conhecido, Taylor deixa a Bethlehem Steel devido a desavenças com outrosgerentes.
No mesmo ano Frederick e sua esposa decidem adotar três filhos: Kempton, Robert e Elizabeth.
Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas idéias sobre a racionalização do trabalho.
1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. É nesse ano queele publica “The Art of Cutting Metals” (A Arte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.
Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração.Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor
descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica.
Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março aos 59 anos de idade....
tracking img