Frederick perls

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES
URI CAMPUS DE SANTO ÂNGELO – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PSICOLOGIA – II SEMESTRE
PAULA CRISTIELE STEINHAUS

Frederick S. Perls
Formado em medicina e especializado em psiquiatria, Perls foi o que se pode chamar de ‘adolescente problema’. Fora expulso da escola por repetir duas vezes a sétima série, apresentava-sesempre muito irritado e ainda tinha problemas com as autoridades. Frederick Perls foi o criador da Gestalt terapia e tentava dirigir a psicologia para uma análise não racional do ser humano, pois achava que isso reduziria o ser e sua essência a um olhar muito restrito. Por isso suas obras não enfatizam uma teoria, embora Perls tivesse consciência que a não elaboração teórica poderia classificar suaprática em um mero ensaio de tentativa e erro.

A Gestalt terapia

A Gestalt terapia tem sido estudada pela sua aplicação em âmbitos maiores do que somente a análise clínica. Teve influência da escola da Gestalt – vertente que trabalha principalmente com a ideia de que as partes não podem ser entendidas longe do todo do qual se integram – do existencialismo, da fenomenologia e da psicanálise,prática da qual Perls havia dedicado grande parte de seu tempo para estudar e compreender. Mas, após um encontro decepcionante com Sigmund Freud, ele rompe com a psicanálise fundando, em 1956, o Instituto Nova-iorquino de Gestalt terapia.
A prática Perlsiana consistia principalmente numa ênfase holística, que trabalhava com o material manifesto no ser e não com o material reprimido pelo mesmo,ou seja, examinava a situação presente ao invés de investigar situações do passado – como na psicanálise Freudiana. Perls importava-se em indagar o “como” do indivíduo reagir mediante a situação trabalhada na terapia. Segundo ele, essa consciência era mais importante do que o “porquê” dos comportamentos e/ou patologias. Ele também abominava a ideia de separação entre mente e corpo.
Perlsapresentava a Gestalt terapia como uma terapia existencial baseada no existencialismo e na fenomenologia. Aliado a linha de pensamento desses teóricos, também ele acreditava que o mundo vivencial de um indivíduo só pode ser compreendido a partir da descrição direta que o mesmo faz de sua situação particular. Perls acreditava que as pessoas instituem e compõem seus próprios mundos, o mundo existe para umdado indivíduo de forma singular e única.
A intencionalidade é o conceito básico para o trabalho Perlsiano, a mente ou consciência é entendida com intenção e não pode ser compreendida separadamente do que é pensado ou pretendido. Todo ato psíquico é intenção, e toda intenção deve ser compreendida em seus próprios termos. Segundo Perls, o fator mais importante que inibe o crescimento psíquico é afuga dessa consciência. Outro conceito fundamental é a noção de organismo como um todo, sem diferença entre atividade física ou mental. Essa concepção levou Perls a declarar que qualquer aspecto do comportamento de um indivíduo pode ser considerado como uma manifestação do todo.
Perls, em protesto da separação interno/externo criou um conceito de “limite” de contato entre indivíduo e meio, essalinha que separa o estímulo do meio e as respostas do ser é o limiar que define a relação entre eles. Ter contato com o estímulo significa a formação de uma gestalt e o afastamento do ser em relação ao estímulo é o fechamento da gestalt. Perls sugeriu que esse movimento de aproximação e afastamento é ditado por uma hierarquia de necessidades.
Procurando sempre dar ênfase ao momento presente,Frederick Perls definiu a ansiedade como a lacuna entre o “agora” e o “depois”. Atribuía ansiedade a uma deficiência na capacidade de lidar com a tensão do presente e futuro. Dizia que as pessoas procuravam desviar esse “temor” fazendo planos para tornar o amanhã seguro. A proposta terapêutica era então fazer o cliente sentir-se bem no aqui/agora, mantendo a consciência continuamente, aproveitando o...
tracking img