Fraudes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fraudes Contábeis

Ausencia de controle ou de índole?





Existem inúmeras ferramentas de controle, que na realidade são conjuntos de sistemas informatizados, processos, políticas e pessoas.Mas sabemos que as fraudes ocorrem, na maioria dos casos, por conluio de várias pessoas e, infelizmente, até mesmo com a participação de membros da alta administração – aqueles que têm o poder deautorização e aprovação. Entretanto, não estão acima das regras e da Lei. Por isso, existe a palavra “índole” - na falta dela, as fraudes ocorrem com maior freqüência.


Pesquisas sobre fraude noBrasil costumam demonstrar que os itens de maior preocupação das pessoas é a insuficiência do sistema de controle interno seguido por controles internos burlados, particularidades do ramo de atuação, alémda falta de condução responsável da empresa.

Uma empresa é culpada por fraude contábil quando propositalmente inclui informações incorretas em suas declarações financeiras - manipulando despesas ereceitas para melhorar seus rendimentos por ação.


O gerenciamento dos ganhos através de lançamentos duvidosos é simplesmente uma maneira de fazer as coisas terem uma aparência melhor do que elasrealmente são para manter os acionistas felizes, atrair novos investidores, atender orçamentos, e o mais importante, ganhar bonificações. Bonificações são vinculadas a níveis específicos de receita,tornado-os extremamente tentadores para que se faça quase de tudo para atingir - ou parecer atingir - a meta. Mas nem toda falsificação de livros de contabilidade é motivada apenas pela ganância.Fazendo as receitas parecerem maiores do que realmente são, uma empresa em apuros poderia se manter à tona com dinheiro de investidores até que possa gerar um lucro real.





As fraudes contábeisno Brasil são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Banco Central (Bacen). A CVM, criada pela Lei 6.385, de dezembro de 1976, regulamenta e fiscaliza as bolsas de valores no...
tracking img