Fraudes urna eletronica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2627 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA

TECNOLOGIA ENVOLVIDAS NO PROCESSO ELEITORAL DESCRITAS NO ARTIGO 5° DA LEI 12.034/2009

1. Delimitação do tema
Esse projeto ira abordar o artigo 5° da lei 12.034. Com enfoque principal nas tecnologias envolvidas no parágrafo 5° que diz respeito à identificação do eleitor.

2 JUSTIFICATIVA

De acordo com artigo publicado no site do TSE(web,2012) em que 2002 a UNICAMP foi àprimeira instituição excetuando as responsáveis pelo projeto da urna a ter acesso ao todos os componentes do processo eleitoral. Apenas em 2012 a mesma e todas as instituições que se credenciaram tiveram nova oportunidade de acesso a todos os componentes na tentativa de detectar suas falhas. Uma década de lacuna que acaba por mitigar o conhecimento cientifico.
Tendo em vista que as auditoriasdo nosso sistema eleitoral tende acontecer em um período de tempo menos espaçado. E que uma das mudanças mais significativas para a próxima eleição é desvinculação do terminal responsável pela identificação do eleitor. É interessante um estudo focado nesse quesito, pois assim poderá se ter uma perspectiva sobre a entrada às novas formas de entrada e saída de dados do sistema e um novo leque depossibilidades que essa desvinculação abre.
Razão social da existência desse projeto esta diretamente ligada ao fato de sociedade brasileira contemporânea ter como seu pilar a democracia. Com a adoção do regime democrático pela nossa sociedade, temos ao mesmo tempo o direito e o dever de zelarmos em toda extensão territorial por esse regime. Como cidadãos com conhecimento técnico nessa área énosso papel buscar passar com clareza e objetividade os fatos em torno do meio eletrônico nesse projeto especificamente pontos positivos e negativos da desvinculação do terminal eletrônico da urna de votação
Um ponto importante no âmbito social é proteger a eleições de possíveis fraudes para que se mantenha assim a estrutura democrática brasileira solida. Um dos principais meios detentativas de fraudes das eleições e a utilização do método popularmente conhecidos como Engravidar urnas ou fraude do mesário – no qual os mesários inserem votos no lugar de eleitores ausentes. A utilização da biométrica nas urnas eletrônica tem como principal
Razão pessoal a partir da promulgação da lei 12.034/2009 ocorreu mudanças significativas no que diz respeito do processo eleitoral,exemplo disso é que em 20 a 22 de março de 2012 ocorreu a 2ª edição dos Testes Públicos de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação. Onde o código fonte utilizado nas urnas eletrônicas foi aberto ao publico para que este explorasse possíveis fragilidades do mesmo. È notório que a interpretação da linguagem de programação foge da aptidão do cidadão comum. Logo tanto a parte de auditoria do processo,quanto a leitura e esclarecimento dos relatórios provenientes dessas audições passaram por conhecedores tanto da linguagem de programação quanto pelo vocabulário técnico utilizado para a programação.Possivelmente abrindo um novo nicho de mercado para o profissional de Sistemas da informação.
Com base no tema desse projeto ao qual se refere à lei 12.034/2009. Lei advinda de um clamor depessoas com notório conhecimento nas ciências da computação, que manifestarão a necessidade da coesão do nosso sistema eleitoral com a ISO 15.504. Aproximadamente 50 países desde 1996 vieram conhecer o processo eleitoral brasileiro e nenhum o adotou o copiou principalmente devido a essa distancia entre o que era praticado no Brasil e ao que dizia a ISO. Sendo a desvinculação do terminal de identificaçãodo eleitor advinda da Lei de minirreforma do sistema eleitoral com ficou conhecida a 12.034/2009 para essa coesão que precisa existir entre o nosso sistema e a ISO 15.504(Oliveira,2005)


1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

No ano de 1996 começarão a ser utilizada a urna eletrônica em alguns municípios de maneira progressiva de modo, que em 2002 o Brasil realizou a primeira eleição...
tracking img