Fraude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fraudes
Auditoria Contábil
Marcio Berstecher





Campinas/SP
Abril/2010

Sumário


1. Introdução 3
2. Faça uma correlação entre o triângulo da fraude e o que acaba de assistir no filme. 4
2.1 Correlação com o Triângulo da Fraude 4
3. Pesquise, em dupla, riscos de fraude por conta contábil (Exemplo: Riscos existentes nas Contas a Receber / Vendas ou Estoques / Custos). 5
4.Pesquise na internet dois outros escândalos contábeis e faça o mesmo solicitado na primeira questão. 6
4.1 WorldCom: Correlação com o Triângulo da Fraude 6
4.2 Parmalat: Correlação com o Triângulo da Fraude 8
5. Referências Bibliográficas 10


Introdução

As fraudes são atos cometidos voluntariamente por empregados ou terceiros de uma empresa, com a intenção de obter benefíciopróprio de determinada situação. Assim, o erro não pode ser comparado à fraude, pois o primeiro representa um ato involuntário, sem a intenção de causar danos a outras pessoas.
As fraudes são classificadas em dois tipos: Contábil e Financeira. A fraude contábil é aquela cometida em favor da organização, sendo realizada, muitas vezes, pelos executivos da empresa ao comprovar relatórioscontábeis fraudulentos. Assim, os demonstrativos da empresas podem ser “maquiados” com a intenção de tornar os números mais atraentes ou de esconder defeitos existentes nas demonstrações financeiras. Um exemplo desta manipulação seria a criação de uma receita fictícia para aumentar o lucro da empresa e impor uma boa situação financeira que de fato não existe.
Já as fraudes financeiras sãocaracterizadas por desvios de recursos, muitas vezes ocasionados por falta de segregação de funções e de um rigoroso controle interno na organização.
Após a explanação de alguns conceitos sobre fraude, o presente trabalho tem como objetivo fazer uma correlação entre o triângulo da fraude (Incentivo / Pressão; Oportunidade e Atitude / Racionalização) e o que o grupo assistiu no filme “Enron: Os maisespertos da sala”, além de citar os riscos de fraudes por conta contábil e outros escândalos contábeis.

Faça uma correlação entre o triângulo da fraude e o que acaba de assistir no filme.

Triângulo da Fraude:


















O filme “Enron: Os mais espertos da sala” relatou o caso de fraude contábil ocorrido em uma empresa do ramo de energia localizada emHouston (Texas), denominada Enron Corporation. Este caso pode ser correlacionado com o triângulo da fraude, por conter características de incentivo / pressão, oportunidade e atitude / racionalização.

1. Correlação com o Triângulo da Fraude

A Enron tinha como objetivo principal ser a melhor empresa do mundo (Be the World’s Leading Company) e essa excessiva pressão contribuiu paraque os gestores e funcionários da entidade buscassem meios ilícitos para colocar a empresa no topo do mercado mundial, escondendo os prejuízos e dívidas da organização. Assim, um dos ângulos de visão desta fraude pode ser explicado pela pressão sobre os funcionários para que a Enron sempre estivesse liderando o cenário mundial, apresentando uma visão positiva da empresa perante os usuários externos.Além disso, os funcionários recebiam remunerações (incentivos) para forjar ou “maquiar” as demonstrações financeiras. Esta política de bonificação e remuneração aos funcionários era realizada com as próprias ações da empresa, fazendo com que esta situação fosse lucrativa para os que detinham estas ações, principalmente os altos dirigentes, os investidores e os bancos, que além de lucrar com asações, compactuavam e sustentavam a fraude.
A oportunidade também é um elemento que aparece nas operações de fraude realizadas pela Enron, já que, de acordo com o filme, os incentivos para fraudar vinham da alta administração da empresa, demonstrando a sobreposição deste grupo sobre o controle interno. Assim, a empresa apresentava mecanismo de controle, porém o mesmo era manipulado pela...
tracking img