Fraturas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FRATURAS

1.Introdução

O conhecimento básico sobre lesões músculo-esquelético como contusão, luxação, e fraturas é de extrema importância para acadêmicos de fisioterapia. Ao pesquisar sobre o tema é possível perceber se há um interesse maior pela área, podendo ate mesmo auxiliar na escolha de uma futura especialização.
Além disso, estas lesões possuem um alto índice de ocorrência, sendointeressante todo o profissional da saúde saber como proceder diante de um episódio típico do tema citado.

2- Desenvolvimento
2.1- Fraturas
2.1.a Definição e tratamento imediato

Uma fratura de um osso é simplesmente uma quebra estrutural de sua continuidade. Os ossos são circundados por tecidos moles, sendo assim, uma fratura poderá provocar uma lesão nesses tecidos. O osso vivo normalpossui certo grau de elasticidade, sendo passível de sofrer uma ligeira angulação. A maioria das fraturas representa falhas tencionais do osso, visto que o osso realmente sofre arranca mento ou desgarro em função de forcas tencionais de angulação, torção ou tração. Assim, uma força de flexão leva o osso longo a uma angulação ligeira e se essa for suficientemente grande, poderá produzir umafratura, Que pode ser do tipo transverso ou obliqua. Em crianças pequenas, o osso cortical é parecido com a madeira verde de uma árvore jovem; uma força angula tória pode produzir falha tensional no lado convexo da curva e apenas angulação no lado côncavo da fratura em galho verde. O osso esponjoso é mais suscetível a forças de esmagamento do que o osso cortical e, conseqüentemente pode produzir umafratura por esmagamento, na qual uma superfície da fratura é impedida ou impactada contra a superfície oposta da fratura. As fraturas podem ser divididas em três tipos: completa, incompleta ou cominutiva. São descritas como:
- Fratura completa: ocorre quando a fratura se da em toda a superfície do seguimento ósseo, ficando o mesmo dividido em duas partes distintas. Se a divisão permaneceperpendicular ao segmento ósseo, é denominada transversal; se as partes do osso formarem dois segmentos cortantes, podendo romper tecidos ou vasos, é denominada obliqua, e se for causada por um movimento de torção do segmento ósseo, podendo também ocorrer o rompimento de tecidos pelas pontas cortantes dos ossos, é chamada de espiral.
- Fratura incompleta: é quando a fratura ocorre em apenas partes dasuperfície ósseos ficando os dois segmentos ainda interligados. Se houver apenas trinca mento do osso é denominada de fissura; se o osso encontrar-se em parte quebrado e em parte dobrado, como ocorre ao dobrar-se um ramo verde, é denominado galho-verde, sendo mais comum em crianças.
- Fratura cominutiva: é um tipo de fratura ocorrida normalmente, por ação de uma violência externa, causando oesmagamento do osso, surgindo assim, vários fragmentos entre os dias seções ósseos.

Além dessa classificação , as fraturas ainda podem ser classificadas em:
- Fratura exposta: quando o osso quebrado rompe a pele.
- Fratura fechada: quando não há perfuração da pele.

2.1.b Sintomas e Procedimento de Imobilização

Geralmente as fraturas são acompanhadas de dor, inchação no local, dificuldade demovimentação, sensação de atrito das partes ósseas no local da fratura, além de posição anormal da região atingida. O procedimento a ser seguido depende se a fratura é do tipo exposta ou fechada. No primeiro caso, deve-se manter a pessoa em repouso, utilizando para a imobilização uma tábua, papelão, manta, tiras de pano, entre outros. Para evitar possíveis danos à pele, recobri-la com pano oualgodão. Fazer a imobilização de modo que as talas atinjam as dias articulações proximais à fratura., amarrar as talas com ataduras ou tiras de pano, com firmeza mas sem apertar, nos seguintes locais: acima e abaixo do local da fratura e das articulações mais próximas. No segundo caso, deve-se também a pessoa em repouso, estancando a hemorragia e fazendo um curativo protetor sobre o ferimento,...
tracking img