FRATURA DE PLATO TIBIIAL

1756 palavras 8 páginas
TAISE

FRATURA DE PLATO TIBIAL

SÃO JOSÉ/SC
2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O joelho é uma articulação sinovial do tipo gínglimo, sendo formada por três ossos: fêmur, patela e tíbia. Na parte superior estão situados os côndilos femorais distais, anteriormente a patela e na região posterior estão os côndilos tibiais proximais. Sua função é resistir às cargas, promover estabilidade e proporcionar grande amplitude de movimento. É um das articulações mais suscetíveis a lesão, devido a sua estrutura funcional e a atuação de forças externas.
Nos últimos anos, as fraturas de joelho, especialmente as de platô tibial, tem se tornado mais comuns, principalmente devido a acidentes automobilísticos (Schwartsmann, 2003). Outros fatores que também podem levar a este tipo de fratura são as quedas, atropelamentos, pessoas com osteoporose, dentre outros. As forças em valgo, varo ou forças compressivas, podem levar a uma fratura de platô tibial lateral, medial, ou bicondilar (Hall e Brody, 2001).
O tratamento da fratura de platô tibial pode ser cirúrgico, ou conservador, onde são utilizadas talas ou tração, e a eleição do melhor tipo de tratamento vai ocorrer de acordo com o tipo de fratura e da gravidade da lesão. Este tipo de fratura quando não tem uma intervenção rápida e eficaz, pode levar a pseudoartrose, daí a importância da fisioterapia no pós-cirúrgico imediato.

2. ANATOMIA DO JOELHO

1.1 Anatomia

A articulação do joelho é a maior junta de carga do membro inferior e suporta aproximadamente 85% do peso corporal. Apresenta movimentos complexos. O movimento do joelho ocorre em vários planos, por exemplo, para trás e para a frente e, em menor grau, para os lados e em rotação. A estabilidade da articulação é dependente não só nos tecidos moles (músculos e ligamentos), mas também da maneira pela qual as superfícies da articulação se opõem (fêmur / tíbia / rotula) para

Relacionados