Fraternidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (987 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FRATERNIDADE

Encontramo-nos unidos na perseguição do sonho da fraternidade entre os homens. Frente aos embates entre pessoas e nações, temos absoluta necessidade de difundir e até encarnar oconceito da fraternidade como um valor superior da humanidade e da instituição maçônica. Mas, estranhamente, não nos tem sido fácil encarná-lo e difundi-lo ao longo da história.

A aspiração dafraternidade tem sido ponto essencial de todas as escolas filosóficas religiosas e o conselho constante de homens santos e sábios. Vamos relembrá-los, transcrevendo-os aleatoriamente, sem ordem cronológica.No BRAMANISMO, no livro Mahabharata, 5,1517, encontramos a máxima: “Esta é a súmula do dever: Não faças nada a outrem que te causaria dor se fosse feito a ti.”

Também no BUDISMO, em Udanavarga5,18, encontraremos a busca da fraternidade nas palavras: “Não ofendas os outros por formas que julgarias ofensivas a ti mesmo.”

Voltaremos a encontrar semelhante conselho no livro Analecto, 15,23, doCONFUCIONISMO: “Existe máxima pela qual devemos reger-nos durante toda nossa vida? Sem dúvida, é a máxima da bondade e do amor: Não faças aos outros o que não quererias que eles fizessem a ti.Encontraremos no TAOÍSMO outra sentença com força de lei moral: “considera o ganho do próximo como teu próprio ganho e a perda do próximo como tua própria perda.”

No livro Sunan, do ISLAMISMO,encontraremos o ensinamento da Fraternidade: “Nenhum de vós será crente, enquanto não desejar para seu irmão o que deseja para si mesmo.”

No Talmude, Sabbat 31ª, o JUDAÍSMO nos ensina: “O que é odiosopara ti não o faças ao teu próximo. Essa é toda a Lei; todo o resto é comentário.”

O Cristianismo, pensamento filosófico mais próximo de nós, é pródigo em ensinamentos para a fraternidade. Em Matheus7,12, encontramos: “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes também vós, porque esta é a Lei e os Profetas.” Lucas, na parábola do Amor ao Próximo, capítulo III, 6,...
tracking img