Frases sobre o texto: andragogia e pedagogia / diferentes pressupostos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Frases sobre o texto: Andragogia e Pedagogia / Diferentes Pressupostos


A andragogia, “arte e ciência de ajudar os adultos a aprender”.


Quanto ao conceito de aprendente, a pedagogia tende aconsiderá-lo uma personalidade dependente, pelo que compete ao professor assumir as suas responsabilidades nas decisões sobre o que deve ser aprendido, como e quando deve ser aprendido e se foiaprendido (avaliação), restando ao aprendente “submeter-se” às suas instruções.


A andragogia tende a considerar que os adultos se prontificam para aprender quando experimentam necessidade de saber oude saber fazer alguma coisa com vista a atuar com mais eficácia e eficiência em algum aspecto das suas vidas.


Os adultos apenas “entram” em formação quando experimentam dificuldades numa dadasituação da sua vida e, por isso, a sua orientação para a aprendizagem centra-se na realização de tarefas, na resolução de problemas concretos.


Os adultos, na sua maioria, não aprendem por aprender,mas sim para se tornarem capazes de enfrentar de uma maneira mais satisfatória obstáculos que a sua própria existência lhes coloca.


“Desenvolver a necessidade de aprender o que vai seraprendido”.


O formador apresenta-se, justamente, como “facilitador da aprendizagem”.


A “aplicação” de pelo menos alguns dos princípios tanto da pedagogia como da andragogia depende de uma grandediversidade de fatores, que inclusive podem fazer com que, em determinadas aprendizagens, seja mais apropriado intervir “pedagogicamente” do que “andragogicamente” ou vice-versa.


Reconhece-se maisrecentemente que, além das “boas práticas”, o que mais importará serão os “bons profissionais”, que — diferentemente dos “bons funcionários”, que se circunscrevem à aplicação das “normas”, ou dos “bonstécnicos”, que se limitam a interpretá-las — são capazes de “construir a sua própria norma”, isto é, construir com os sujeitos aprendentes soluções congruentes com as suas necessidades, no caso de...
tracking img